A prova de língua portuguesa em concursos para docentes
um contrassenso?
DOI:
https://doi.org/10.17851/2238-3824.26.1.27-44Palavras-chave:
enunciado, dialogismo, sentidosResumo
Este texto é um recorte da tese de doutorado e tem o objetivo de analisar o questionamento teórico sobre o conhecimento de língua portuguesa na construção de uma prova de Língua Portuguesa (LP) aplicada a candidatos no concurso para docente de sociologia do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), em 2015. O embasamento teórico é a Análise Dialógica do Discurso com Bakhtin (2003, 2010) e Orlandi (2001, 2007). Questiona-se o caráter descritivo da prova voltada para aspectos formais, em detrimento da discussão dos sentidos possíveis de uso da língua, como preconizam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esta pesquisa segue metodologia qualitativa, de cunho documental, partindo da materialidade dos enunciados da prova de LP, com olhar para as práticas sociais. É importante ressaltar que em 2018, três anos depois, o IFSP aplicou prova a candidatos com a mesma formação, ressignificando a avaliação de modo a não valorizar aspectos gramaticais apenas.
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