Estratégias de Mediação no Trabalho Docente: um Estudo em uma Universidade Pública na Amazônia

Autores

  • AMANDA GABRIELLA OLIVEIRA TUNDIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
  • Janine Kieling Monteiro UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS
  • Anelise Schaurich dos Santos Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Franciele Santiago Dalenogare Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Palavras-chave:

psicodinâmica do trabalho, setor público, trabalho docente, universidades

Resumo

A pesquisa procurou identificar estratégias de mediação no trabalho utilizadas por docentes de Ensino Superior Público, na região amazônica. Além de aspectos positivos, dificuldades no trabalho e sugestões para amenizá-las. Estudo descritivo, de análise mista com frequência e análise de conteúdo. Foi aplicado um questionário sociodemográfico e laboral com 52 docentes, que identificaram como positivo: ter relações satisfatórias com colegas (33%), possibilidades em pesquisa, ensino e extensão (31%), a flexibilidade no horário (23%) e a relação estabelecida com os alunos (19%). E como dificuldades os problemas na infraestrutura da Instituição (59,7%), nas relações socioprofissionais (50%), a sobrecarga de trabalho (19,2%), e a burocracia no fluxo de serviços administrativos (15,4%). As estratégias defensivas frequentes foram racionalização, isolamento e compensação.Apesar do uso de estratégias, os docentes não têm conseguido modificar o contexto de trabalho marcado pelo baixo número de docentes em atividade. 

Biografia do Autor

  • AMANDA GABRIELLA OLIVEIRA TUNDIS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
    Psicóloga da Universidade Federal do Amazonas e da Secretaria de Estado de Educação; Mestre em Psicologia Clínica - Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Janine Kieling Monteiro, UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS
    Doutora em Psicologia; Professora da Graduação e do PPG em Psicologia da Unisinos
  • Anelise Schaurich dos Santos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
    Psicóloga, Mestre em Psicologia (UFSM), Especialista em Gestão em Saúde (UFSM)
  • Franciele Santiago Dalenogare, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
    Graduanda em Psicologia - Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Estratégias de Mediação no Trabalho Docente: um Estudo em uma Universidade Pública na Amazônia. (2023). Educação Em Revista , 34. https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21323

Artigos Semelhantes

11-20 de 201

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.