E AGORA, QUEM SOU EU? VOU ME LEMBRAR, SE PUDER! ESTOU DECIDIDA!: (DES)CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS DE UMA PROFESSORA QUE ENSINA CIÊNCIAS

Autores

  • Patricia Petitinga Silva Universidade Federal da Bahia
  • Andréia Maria Pereira de Oliveira Universidade Federal da Bahia
  • Elizeu Clementino de Souza Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Identidade, Negociação de significados, Imaginação, Ensino de Ciências, Docência

Resumo

O estudo objetivou descrever experiências negociadas em trajetórias diversas para entender como elas forjam situações em que é possível imaginar-se uma professora que ensina Ciências. Nessa pesquisa autobiográfica, em que a história de vida é utilizada como dispositivo de investigação, apresentamos a imaginação como um componente importante de nossa experiência no mundo, a qual possibilita-nos criar novas relações, ampliando nosso eu e transcendendo o tempo e o espaço. Sustentamos que, na participação em comunidades sociais, como as comunidades escolares de que as/os professoras/es são membros, significados são (re)negociados na relação com as/os outras/os, conduzindo-as/os a experiências de aprendizagem da docência que permite-as/os imaginar-se no mundo, (des)construindo identidades docentes de pertencimento a essas comunidades. Como pertencemos, simultaneamente, a muitas comunidades diferentes, (des)construímos múltiplas identidades ao longo de nossas trajetórias, em um movimento contingente em que vamos assumindo vertentes de nossas identidades.

Biografia do Autor

  • Patricia Petitinga Silva, Universidade Federal da Bahia
    Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
  • Andréia Maria Pereira de Oliveira, Universidade Federal da Bahia
    Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e dos Programas de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS) e em Educação (UFBA).

    Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e dos Programas de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS) e em Educação (UFBA).

  • Elizeu Clementino de Souza, Universidade do Estado da Bahia
    Pesquisador 1C CNPq. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, da Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC-UNEB).

Publicado

2023-05-30

Como Citar

E AGORA, QUEM SOU EU? VOU ME LEMBRAR, SE PUDER! ESTOU DECIDIDA!: (DES)CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS DE UMA PROFESSORA QUE ENSINA CIÊNCIAS. (2023). Educação Em Revista , 34. https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21345

Artigos Semelhantes

11-20 de 1289

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.