Saberes docentes e formação profissional: uma visão crítica

Autores

  • Eduardo Magrone

Palavras-chave:

Sociologia das Profissões, Profissionalização, Saber Docente

Resumo

A idéia de uma nova profissionalidade para o professorado, baseada em seu saber prático, como proposta por Maurice Tardif, é criticada a partir da noção de sistema das profissões de sistema das profissões de Andrew Abbott. As considerações finais sinalizam para a necessidade de rever as bases do estatuto sócioprofissional da docência a partir do entendimento de que as ciências da educação têm um importante papel na construção social de um novo profissionalismo docente.

Downloads

Publicado

2023-05-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Saberes docentes e formação profissional: uma visão crítica . (2023). Educação Em Revista , 20(40). https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45257

Artigos Semelhantes

11-20 de 276

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.