O IMAGINÁRIO EM LYGIA BOJUNGA NUNES

TRADIÇÃO PEDAGÓGICA OU REINVENÇÃO DO GÊNERO?

Autores

  • Débora Aparecida Ianusz de Souza

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.5..249-254

Palavras-chave:

imaginário, crianças, pedagógico, tradição, Lygia Bojunga Nunes

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a produção literária de Lygia Bojunga Nunes, focalizando principalmente o espaço textual como lugar de construção de sentidos no qual alçam-se o imaginário e outras possibilidades discursivas que configuram a escrita da autora. Procuro refletir sobre o estatuto da obra de Lygia Bojunga a fim de verificar em que medida seus textos romperiam com a tradição pedagógica dos livros para crianças, realçando a presença do imaginário.

Biografia do Autor

  • Débora Aparecida Ianusz de Souza
    Mestre em Letras: Estudos Literários (Área de concentração: Literatura Brasileira), 2000.

Referências

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flacksamn. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

ARROYO, Leonardo. Literatura infantil brasileira. 10. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1990.

BARTHES, Roland. Aula. 6. ed. São Paulo: Cultrix, 1992.

CASTELO BRANCO, Lúcia. Ave palavras! Ave marias! Ave poesias! In: PAULINO, Graça (Org.). O jogo do livro infantil. Belo Horizonte: Dimensão, 1997.

ISER, Wolfgang. O fictício e o imaginário. Perspectivas de uma antropologia literária. Trad. Johannes Kretschmer. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1996.

JESUALDO. A literatura infantil. Trad. James Amado. São Paulo: Cultrix, 1982.

NUNES, Lygia Bojunga. Paisagem. 2. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1995.

SANDRONI, Laura. De Lobato a Bojunga. Rio de Janeiro: Agir, 1987.

Downloads

Publicado

2002-12-31

Edição

Seção

Em Tese