Redes de edição e redes sociais

cruzamentos e questões

Autores

  • Ana Elisa Ribeiro Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.20.3.163-179

Palavras-chave:

Produção editorial, Livro, Redes sociais

Resumo

Com base na noção de “redes de edição” (Martins, 2005), este trabalho discute as relações entre editores de literatura contemporânea, especialmente os de pequenas casas editoriais, a tecnologia e as redes sociais. Foram feitas entrevistas com alguns ativos editores atuais para se abordar temas como o uso das redes para a publicação e divulgação dos livros literários. Considera-se que editores e autores têm consciência dos fluxos em que estão inseridos e de que são, também, protagonistas; sabem que podem empregar novos espaços digitais para potenciar suas produções, do ponto de vista da criação e da difusão; atribuem-se papéis mesclados, o que está bastante distante da visão segundo a qual haveria uma divisão do trabalho que separaria autores e editores; além disso, têm, em sua maioria, uma relação positiva com tecnologias digitais e as empregam a seu favor.

Biografia do Autor

  • Ana Elisa Ribeiro, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG)
    Professora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET/MG, doutora em Linguística Aplicada (Linguagem e Tecnologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

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Publicado

2014-12-31

Edição

Seção

Tradução e Edição