'O bairro' de Gonçalo M. Tavares

máquina de criar vizinhanças

Autores

  • Maria Elisa Rodrigues Moreira Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.20.3.80-90

Palavras-chave:

Gonçalo M. Tavares, Fronteira, Literatura

Resumo

A literatura contemporânea é por vezes um desafio à teoria e à crítica, em especial quando ela se apresenta através de textos inclassificáveis, que impulsionam e exigem a movimentação das fronteiras dos conhecimentos. Operando por deslocamentos, esses textos desbordam os limites dos discursos ficcional, teórico e crítico e solicitam leituras que sejam, elas próprias, mutáveis. De um lado, textos apresentados como teórico-críticos e que trazem de forma impactante a marca da invenção e da criatividade; de outro, textos “ficcionais” que apresentam em sua construção uma reflexão crítica aprofundada. Este é o caso de grande parte da obra do escritor português Gonçalo M. Tavares, da qual destacamos para reflexão a série O bairro, tomando-a como um projeto literário que opera por deslocamentos e que, por meio da criação de vizinhanças inusitadas, coloca em questão a separação entre a reflexão crítico-teórica e a ficção.

Biografia do Autor

  • Maria Elisa Rodrigues Moreira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

    Mestre em Estudos Literários – Teoria da Literatura e Doutora em Estudos Literários – Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente realiza pesquisa de pós-doutorado em Estudos Literários – Teoria da Literatura, junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado em Estudos Literários da Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

2014-12-31