Eternos habitantes das fronteiras

Autores

  • Maria Angélica Amâncio Amâncio Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.19.1.293-307

Palavras-chave:

absurdo, romance, ensaísmo, estrangeiridade

Resumo

Este estudo analisa os limites e mesclas na obra da Albert Camus, a começar por O Estrangeiro (1942) procurando verificar como o entrecruzamento de gêneros textuais – suplementação do romance pelas formas diário, prosa poética e ensaio – contribui para que o absurdo, como teorizado em O Mito de Sísifo, instaure-se na narrativa.

Biografia do Autor

  • Maria Angélica Amâncio Amâncio, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    Doutoranda em Literatura Comparada – Literatura, outras artes e mídias – pela UFMG. Bolsista Capes. Atualmente, realiza os estudos de tese, “O cine-romance e o roteiro literário”, na Universidade Paris-Diderot – Paris VII. Este ensaio retoma a dissertação de Mestrado defendida na UFMG em 2009.

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Publicado

2013-04-30