Cena líquida
a arte teatral em aderência e resistência à contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-0739.19.1.208-226Palavras-chave:
Modernidade, teatro performativo, Michel Melamed, poesiaResumo
No intuito de vislumbrar características da pós-modernidade espelhadas no teatro das últimas décadas, este artigo toma emprestadas metáforas de Zygmunt Bauman e pergunta-se: que cena aparece mergulhada nesta "modernidade líquida”? O exemplo utilizado para as discussões é o espetáculo Regurgitofagia, de Michel Melamed, em diálogo com livro homônimo de poesias.Referências
BARBA, Eugenio. A canoa de papel. São Paulo: Hucitec, 1994.
BARBA, Eugenio; SAVARESE , Nicola. A arte secreta do ator: dicionário de antropologia teatral. Campinas: Huciter, 1995.
BAUMAN, Zygmunt. Medo líquido. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
CHACAL. Paisagens urbanas. In: PEDROSA, Celia (org.). Mais poesia hoje. Rio de Janeiro: 7Letras, 2000. p. 52-58.
COHEN, Renato. Work in progress na cena contemporânea. São Paulo: Perspectiva – Editora da Universidade de São Paulo, 1998.
COHEN, Renato. Performance como linguagem: criação de um tempo-espaço de experimentação. São Paulo: Perspectiva – Editora da Universidade de São Paulo, 1989.
FABIÃO, Eleonora. Condução de trabalho: pedagogias, treinamentos e processos criativos. II Simpósio de Reflexões Cênicas Contemporâneas, Lume/Unicamp, Campinas, 20 fev. 2013.
FÉRAL, Josette. Por uma poética da performatividade: o teatro performativo. Sala Preta – Revista do PPG em Artes Cênicas – ECA/USP, São Paulo, v.8, n.1, p. 197-210, 2008. Disponível em: <http://www.revistasalapreta.com.br/index.php/salapreta/article/view/260>. Acesso em: 03 jan. 2013.
FERNANDES, Silvia. Teatralidades contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2010.
GLUS BERG, Jorge. A arte da performance. São Paulo: Perspectiva, 2011.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2006
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
MELAMED, Michel. Entrevista concedida para pesquisa de mestrado. 24 jan. 2013 (E-mail).
MELAMED, Michel. Íntegra da entrevista publicada no jornal O Globo. Michel Melamed Blog, Rio de Janeiro, 10 nov. 2010. Disponível em: <http://michelmelamed.wordpress. com/2010/11/10/hello-world/>. Acesso em: 13 out. 2012.
MELAMED, Michel. Programa Provocações 410 [24 abr. 2009]. Entrevistador: Antonio Abujamra. São Paulo: TV Cultura, 2009. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=V0qO5kXXSsA>. Acesso em: 24 out. 2012.
MELAMED, Michel. Regurgitofagia. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.
PUCHEU, Alberto. A fronteira desguarnecida: poesia reunida 1993-2007. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2007. Disponível em: <http://www.albertopucheu.com.br/pdf/livros/fronteira_poesias.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2012.
MELAMED, Michel. Escritos da frequentação. Rio de Janeiro: Ed. Paignion, 1995. Disponível em: <http://www.albertopucheu.com.br/pdf/livros/escritos_da_frequentacao.swf>. Acesso em: 10 dez. 2012.
RUFFINI, Franco. A cultura do texto e a cultura do palco. In: BARBA, Eugenio; SAVARESE , Nicola. A arte secreta do ator: dicionário de antropologia teatral. Campinas: Huciter, 1995, p. 238-43.
STAIGER , Emil. Conceptos fundamentales de Poetica. Madrid: Ediciones Rialp S. A., 1966.
VENDRAMINI, José Eduardo. O teatro de origem nãodramatúrgica. Sala Preta – Revista do PPG em Artes Cênicas – ECA/USP, São Paulo, v.1, n.1, p. 81-86, 2001. Disponível em: <http://www.revistasalapreta.com.br/index.php/salapreta/article/view/43/41>. Acesso em: 12 dez. 2012.