Cena líquida

a arte teatral em aderência e resistência à contemporaneidade

Autores

  • Raphaela Silva Ramos Fernandes Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.19.1.208-226

Palavras-chave:

Modernidade, teatro performativo, Michel Melamed, poesia

Resumo

No intuito de vislumbrar características da pós-modernidade espelhadas no teatro das últimas décadas, este artigo toma emprestadas metáforas de Zygmunt Bauman e pergunta-se: que cena aparece mergulhada nesta "modernidade líquida”? O exemplo utilizado para as discussões é o espetáculo Regurgitofagia, de Michel Melamed, em diálogo com livro homônimo de poesias.

Biografia do Autor

  • Raphaela Silva Ramos Fernandes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Mestranda em Artes pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em Comunicação e Arte do Ator pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Referências

BARBA, Eugenio. A canoa de papel. São Paulo: Hucitec, 1994.

BARBA, Eugenio; SAVARESE , Nicola. A arte secreta do ator: dicionário de antropologia teatral. Campinas: Huciter, 1995.

BAUMAN, Zygmunt. Medo líquido. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

CHACAL. Paisagens urbanas. In: PEDROSA, Celia (org.). Mais poesia hoje. Rio de Janeiro: 7Letras, 2000. p. 52-58.

COHEN, Renato. Work in progress na cena contemporânea. São Paulo: Perspectiva – Editora da Universidade de São Paulo, 1998.

COHEN, Renato. Performance como linguagem: criação de um tempo-espaço de experimentação. São Paulo: Perspectiva – Editora da Universidade de São Paulo, 1989.

FABIÃO, Eleonora. Condução de trabalho: pedagogias, treinamentos e processos criativos. II Simpósio de Reflexões Cênicas Contemporâneas, Lume/Unicamp, Campinas, 20 fev. 2013.

FÉRAL, Josette. Por uma poética da performatividade: o teatro performativo. Sala Preta – Revista do PPG em Artes Cênicas – ECA/USP, São Paulo, v.8, n.1, p. 197-210, 2008. Disponível em: <http://www.revistasalapreta.com.br/index.php/salapreta/article/view/260>. Acesso em: 03 jan. 2013.

FERNANDES, Silvia. Teatralidades contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2010.

GLUS BERG, Jorge. A arte da performance. São Paulo: Perspectiva, 2011.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2006

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

MELAMED, Michel. Entrevista concedida para pesquisa de mestrado. 24 jan. 2013 (E-mail).

MELAMED, Michel. Íntegra da entrevista publicada no jornal O Globo. Michel Melamed Blog, Rio de Janeiro, 10 nov. 2010. Disponível em: <http://michelmelamed.wordpress. com/2010/11/10/hello-world/>. Acesso em: 13 out. 2012.

MELAMED, Michel. Programa Provocações 410 [24 abr. 2009]. Entrevistador: Antonio Abujamra. São Paulo: TV Cultura, 2009. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=V0qO5kXXSsA>. Acesso em: 24 out. 2012.

MELAMED, Michel. Regurgitofagia. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.

PUCHEU, Alberto. A fronteira desguarnecida: poesia reunida 1993-2007. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2007. Disponível em: <http://www.albertopucheu.com.br/pdf/livros/fronteira_poesias.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2012.

MELAMED, Michel. Escritos da frequentação. Rio de Janeiro: Ed. Paignion, 1995. Disponível em: <http://www.albertopucheu.com.br/pdf/livros/escritos_da_frequentacao.swf>. Acesso em: 10 dez. 2012.

RUFFINI, Franco. A cultura do texto e a cultura do palco. In: BARBA, Eugenio; SAVARESE , Nicola. A arte secreta do ator: dicionário de antropologia teatral. Campinas: Huciter, 1995, p. 238-43.

STAIGER , Emil. Conceptos fundamentales de Poetica. Madrid: Ediciones Rialp S. A., 1966.

VENDRAMINI, José Eduardo. O teatro de origem nãodramatúrgica. Sala Preta – Revista do PPG em Artes Cênicas – ECA/USP, São Paulo, v.1, n.1, p. 81-86, 2001. Disponível em: <http://www.revistasalapreta.com.br/index.php/salapreta/article/view/43/41>. Acesso em: 12 dez. 2012.

Downloads

Publicado

2013-04-30

Edição

Seção

Teoria, Crítica Literária, outras Artes e Mídias