Mesa Redonda
condições presentes da crítica de arte
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-0739.19.1.192-207Palavras-chave:
Crítica de arte, mediação, arte contemporânea, arte e contemporaneidade, leituras contemporâneasResumo
O título deste texto emula o daquele publicado na Revista October, em 2002 – Rounde Table: The Present Conditions of Art Criticism – que reúne a conversação presencialmente acontecida entre nomes proeminentes do espaço teórico e crítico norte-americano. Aqui lanço mão da ideia original de Jorge Menna Barreto em sua dissertação de mestrado, 'Lugares Moles', na qual ele produz uma conversa imaginária entre diversos atores do mundo da arte, discutindo questões relativas ao sitespecificity, a partir de excertos de determinados textos. Na Mesa Redonda aqui apresentada, reúno fragmentos discursivos de alguns críticos, principalmente de agentes do espaço teórico e crítico brasileiro. Assim como Menna Barreto adverte, as falas contidas neste texto são apropriações para um uso específico, tratando-se de uma versão livre e experimental; portanto não devem ser utilizadas como citações. Para tanto, deve-se recorrer à bibliografia original listada no final deste texto.Referências
Texto baseado na entrevista de Ronaldo Brito à Revista Lugares – Fundação Iberê Camargo, 30.06.2005. Disponível em: <http://www.iberecamargo.org.br/content/revista_nova/entrevista_integra.asp?id=125>. Acesso em: 18 de agosto de 2008.
Texto baseado na entrevista de Agnaldo Farias à Revista Lugares. Fundação Iberê Camargo, 28.10.2004. Disponível em: <http://www.iberecamargo.org.br/content/revista_nova/entrevista_integra.asp?id=79>. Acesso em: 18 de agosto de 2008.
Texto baseado nos escritos de Cristina Freire, “Afasias na Crítica de Arte Contemporânea”, em GONÇALVES , Lisbeth Rebollo; FABRIS, Annateresa (Org.) Os lugares da crítica de arte. São Paulo: Imprensa Oficial, 2005, p. 63-75.
Texto baseado nos escritos de Arthur Danto, “Três décadas após o fim da arte”, em DANTO , Arthur. Após o Fim da Arte: A Arte contemporânea e os Limites da História. São Paulo: Odysseus, 2006, p. 24-43.
Texto baseado nos escritos de Hal Foster. “Contra o pluralismo”, em FOSTER, Hal. Recodificação: Arte, Espetáculo, Política Cultural. São Paulo: Casa editorial paulista, 1996, p. 33-55.
Texto baseado na palestra de Teixeira Coelho, no contexto do Simpósio “Padrões aos Pedaços”, em 2005. Disponível em: <http://forumpermanente.incubadora.fapesp. br/portal/.event_pres/simp_sem/pad-ped0/documentacao-f/conf02/teixeira_coelho_integra>. Acesso em: 18 de agosto de 2008.
Texto baseado na entrevista de Agnaldo Farias à Revista Lugares. Fundação Iberê Camargo, 28.10.2004. Disponível em: <http://www.iberecamargo.org.br/content/revista_nova/entrevista_integra.asp?id=79>. Acesso em: 18 de agosto de 2008.
Texto baseado nos escritos de Hal Foster. “Introdução”, em FOSTER, Hal. Recodificação: Arte, Espetáculo, Política Cultural. São Paulo: Casa editorial paulista, 1996. p. 17-27.
Texto baseado nos escritos de Annateresa Fabris, “E no Princípio foi Duchamp…”, em GONÇALVES, Lisbeth Rebollo; FABRIS, Annateresa (Org.) Os lugares da crítica de arte. São Paulo: Imprensa Oficial, 2005, p. 77-95.
Texto baseado na palestra de Teixeira Coelho, no contexto do Simpósio “Padrões aos Pedaços”, em 2005. Disponível em: <http://forumpermanente.incubadora.fapesp. br/portal/.event_pres/simp_sem/pad-ped0/documentacao-f/conf02/teixeira_coelho_integra>. Acesso em: 18 de agosto de 2008.
Texto baseado no livro de Luiz Camilo Osório, “Razões da crítica”, em OSÓRIO, Luiz Camilo. Razões da crítica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
Texto baseado no livro de Luiz Camilo Osório, “Razões da crítica”, em OSÓRIO, Luiz Camilo. Razões da crítica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
Texto baseado no artigo de Marcelo Coelho, “Jornalismo e crítica”, em MARTINS , Maria Helena (Org.). Rumos da crítica. São Paulo: Editora Senac São Paulo: Itaú Cultural, 2007. p. 83-94.
Texto baseado na entrevista de Luiz Renato Martins à Revista Número,. Disponível em: <http://forumpermanente.incubadora.fapesp.br/portal/.rede/numero/rev-numero4/entrevistaluizito4>. Acesso em: 18 de agosto de 2008.
Texto baseado na entrevista de Rodrigo Naves à Revista Número. Disponível em:< http://forumpermanente.incubadora.fapesp. br/portal/.rede/numero/rev-numero7/entrevRodrigoNav>. Acesso em: 18 de agosto de 2008.
Texto baseado nos escritos de Ronaldo Brito, “Análise do Circuito”, em BRITO , Ronaldo. Experiência crítica. (Org.) Suely Lima. São Paulo: Cosac&Naify, 2005. p. 53-63.
Texto baseado nos escritos de Ronaldo Brito, “Análise do Circuito”, em BRITO , Ronaldo. Experiência crítica. (Org.) Suely Lima. São Paulo: Cosac&Naify, 2005. p. 53-63.
Texto baseado nos escritos de Ronaldo Brito, “Análise do Circuito”, em BRITO , Ronaldo. Experiência crítica. (Org.) Suely Lima. São Paulo: Cosac&Naify, 2005. p. 53-63.
Texto baseado nos escritos de Ricardo Basbaum, “O artista como curador”, em FERREIRA, Glória. Crítica de Arte no Brasil: Temáticas Contemporâneas. Rio de Janeiro: Funarte, 2006. p. 235-240.