A centralidade do pop na mídia

o sujeito contemporâneo na literatura de Nick Hornby

Autores

  • Thiago Pereira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.19.1.112-125

Palavras-chave:

Nick Hornby, Literatura, Pop

Resumo

O artigo pretende analisar a centralidade do pop na sociedade contemporânea, especificamente na obra do escritor britânico Nick Hornby. Construindo suas narrativas pautadas justamente nestes sujeitos midiatizados e identificados com essa idéia de cultura pop, Hornby inscreve seus personagens como narradores do nosso tempo, em que a música, o cinema, a televisão, entre outros elementos da chamada indústria do entretenimento, servem de aporte para a construção do self. Portanto, a literatura de Hornby situa seus leitores no contexto da sociedade atual, compartilhando signos comuns da mídia e conseguindo com isso mapear algumas possibilidades de como poderíamos pensar o pop atuando como uma lógica de subjetivações nos sujeitos contemporâneos.

Biografia do Autor

  • Thiago Pereira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG)

    Mestrando pelo programa de Pós- Graduação em Comunicação Social da PUC-MG.

Referências

BROOKS, Peter. Realist Vision. New Haven: Yale University Press, 2005.

CASTRO, Manuel Antônio de e outros. Dicionário de Poética e Pensamento. Internet. Disponível em: http://www.dicpoetica. letras.ufrj.br. Acesso em 15 de novembro, 2012.

CRUZ, Décio Torres. O pop: literatura, mídia e outras artes. Salvador: Quarteto, 2003.

HORNBY, Nick. Alta Fidelidade. Rio De Janeiro: Rocco, 1998.

HORNBY, Nick. Juliet Nua e Crua. Rio De Janeiro: Rocco, 2010.

HORNBY, Nick. Nick Hornby´s official site, Internet. Disponível em http://www.penguin.co.uk/static/cs/uk/0/minisites/nickhornby/aboutnick/index.html. Acesso em 12 de novembro de 2011. (a)

HORNBY, Nick. The Complete Polysyllabic Spree: The Diary of an Occasionally Exasperated But Ever Hopeful Reader. Internet. Disponível em http://www.guardian.co.uk/books/2006/oct/14/referenceandlanguages.nickhornby. Acesso em 12 de novembro de 2011. (b)

HUYSSEN, Andreas. Después de la gran división: Modernismo, cultura de masas, posmodernismo. Buenos Aires: Adriana Hidalgo Editora, 2002

KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. Bauru: Edusc, 2001

MATURANA , Humberto & Varela, Francisco. A árvore do conhecimento. Campinas: Editorial Psy II, 1995.

PARSONS, Tony. Disparos no front da cultura pop. São Paulo: Barracuda, 2005.

ROBERT , Marthe. Romance das origens, origens do romance. São Paulo, Cosac Naif, 2007

SANTIAGO , Silviano. O cosmopolitismo do pobre. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.

SERELLE, Márcio. Sujeito e vida midiatizada: considerações sobre a ficção de Nick Hornby. Revista Famecos: mídia, cultura e tecnologia, Vol. 1, No 38, 2009.

WAGNER , Roy. A invenção da Cultura. São Paulo: Cosac & Naify, 2010

WILLIAMS, Raymond. Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

WILLIAMS, Raymond. The Long Revolution. Harmondsworth: Penguin Books, 1971.

WIDDOWSON, Peter. Literature. Londres: Routledge, 1999

WOOD, James. Como funciona a ficção. São Paulo: Cosac Naif, 2011

Downloads

Publicado

2013-04-30