APROPRIAÇÕES DA DESCONSTRUÇÃO PELA CRÍTICA LITERÁRIA

Autores

  • Carmen Cristiane Borges Losano Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Barbacena

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.16.3.128-148

Palavras-chave:

Cânone, crítica literária, Desconstrução, Estudos Culturais

Resumo

A teoria da Desconstrução, “apropriada” pelos Estudos Culturais, promove uma revisão de conceitos e critérios da crítica literária, de forma a colaborar na valorização das manifestações artísticas e/ou culturais, independentemente dos velhos critérios de consagração das obras. Enfim, a valorização do que se denomina “arte menor”se deve, justamente, a Jacques Derrida.

Biografia do Autor

  • Carmen Cristiane Borges Losano, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Barbacena
    Mestre em Teoria Literária e Crítica da Cultura / Universidade Federal de São João DelRei, Professor Titular da Universidade do Estado de Minas Gerais; Coordenadora de Pesquisa e Extensão UEMG Barbacena.

Referências

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I – Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 6. ed. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1993. 253 p.

BLOOM, Harold. O cânone ocidental: os livros e a escola do tempo. Trad. Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

BORGES, Jorge Luís. Pierre Menard, autor de Quixote. Trad. Carlos Nejar. In: BORGES, Jorge Luís. Ficções. Porto Alegre: Globo, 1970. p. 29-38.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. São Paulo: Nacional, 1975.

CARVALHAL, Tânia Franco. Literatura Comparada. São Paulo: Ática, 1986. COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria – literatura e senso comum. Trad. Cleonica P. B. Mourão e Consuelo F. Santiago. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

CONNOR, Steven. Teoria e valor cultural. Trad. Adail U. Sobral e Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Loyola, 1994.

COUTINHO, Eduardo F; CARVALHAL, Tânia F. (Org.). Literatura Comparada– textos fundadores. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. Trad. Maria Beatriz M. N. Silva. São Paulo: Perspectiva, 1971.

ELIOT, T. S. Tradição e talento individual. In: ELIOT, T. S. Ensaios. Trad. Ivan Junqueira. São Paulo: Art Editora, 1989. p. 37-48.

FONTES DOCUMENTAIS. Acervo de textos do GPEFE – Grupo de Pesquisas em Escola de Frankfurt e Educação (UEMG- Barbacena).

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

HALL, Stuart. A identidade cultural na Pós-Modernidade. Trad. Tomaz T. Silva, Guacira L. Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Trad. Adelaine La Guardia Resende et al. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: UNESCO, 2003.

JOHNSON, Richard; ESCOSTEGUY, Ana Carolina; SCHULMAN, Norma. O que é, afinal, Estudos Culturais? Org. e trad. Tomaz T. Silva. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

KOTHE, Flávio R. (Org.). Walter Benjamin. São Paulo: Ática, 1985.

MARQUES, Reinaldo; VILELA, Lúcia H. (Org.). Valores: arte, mercado, política. Belo Horizonte: Editora UFMG/Abralic, 2002.

MARQUES, Reinaldo; BITTENCOURT, Gilda Neves (Org.). Limiares críticos: ensaios sobre Literatura Comparada. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

NASCIMENTO, Evando. Derrida e a literatura. Niterói: Editora UFF, 1999.

NASCIMENTO, Evando; GLENADEL, Paula (Org.). Em torno de Derrida. Rio de Janeiro:7letras; Niterói: Editora UFF, 2001.

OTTE, Georg. A obra de arte e a narrativa – reflexões em torno do cânone em Walter Benjamin. In: OTTE, Georg; OLIVEIRA, Silvana Pessôa de (Org.). Mosaico crítico: ensaios sobre literatura contemporânea. Belo Horizonte: Autêntica, Núcleo de Estudos Latinoamericanos (NELAM-FALE/UFMG), 1999. p. 9-15.

OTTE, Georg. Linha, choque e mônada – tempo e espaço na obra tardia de Walter Benjamin. (Tese de doutorado). Belo Horizonte, UFMG, 1994.

PEREIRA, Maria Antonieta; REIS, Eliana Lourenço de L. (Org.). Literatura e Estudos Culturais. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2000.

PERRONE-MOISÉS. Literatura Comparada, intertexto e antropofagia. In: PERRONE-MOISÉS. Flores na escrivaninha: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. p. 91-99.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Altas literaturas – escolha e valor na obra crítica de escritores modernos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Inútil poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

REIS, Eliana L. de L. Descentrando a crítica: a literatura das minorias. Revista de Estudos Germânicos, v. 9, n. 1, p. 22-29, dez. 1988.

REMAK. Literatura comparada: definição e função. In: COUTINHO, Eduardo; CARVALHAL, Tânia Franco. Literatura Comparada: textos fundadores. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. p. 175-190.

SANTIAGO, Silviano. Uma literatura nos trópicos: ensaios sobre dependência cultural. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.

SANTIAGO, Silviano. O entre-lugar do discurso latino-americano. In: SANTIAGO, Silviano. Uma literatura nos trópicos: ensaios sobre dependência cultural. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. p. 9-26.

SANTIAGO, Silviano. Cosmopolitismo do pobre. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

SOUZA, Eneida Maria de. Literatura Comparada: o espaço nômade do saber. Revista Brasileira de Literatura Comparada, São Paulo, n. 2, p.19-24, maio 1994.

SOUZA, Eneida Maria de. Os livros de cabeceira da crítica. In: ANTELO, Raul et al. (Org.). Declínio da arte – ascensão da cultura. Florianópolis: Abralic, 1998. p. 15-25.

SOUZA, Eneida Maria de. A teoria em crise. In: SOUZA, Eneida Maria de. Crítica cult. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2002. p. 67-78.

WILLIAMS, Raymond. Cultura. Trad. Lólio Lourenço de Oliveira. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

YUDICE, George. Conveniência da cultura – usos da cultura na era global. Trad. Marie Anne Kramer. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.

ZHIRMUNSKY. Sobre o Estudo da Literatura Comparada. In: COUTINHO, Eduardo; CARVALHAL, Tânia Franco. Literatura Comparada: textos fundadores. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. p. 199-214.

Downloads

Publicado

2010-12-31

Edição

Seção

Em Tese