IMAGENS DA DESCONSTRUÇÃO NA HISTÓRIA DO BRASIL, DE MURILO MENDES

Autores

  • Luciane da Mota Frota Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.16.3.105-117

Palavras-chave:

Imagem, desconstrução, Modernismo, história nacional, identidade

Resumo

Este estudo se propõe a fazer uma análise da postura desconstrucionista adotada pelo poeta Murilo Mendes nos poemas que compõem sua obra História do Brasil. Produzidos logo depois da fase inicial do Modernismo, tida como a mais radical e mais ousada, os poemas desse livro servem perfeitamente de base a uma leitura daquilo que Jacques Derrida propôs como desmanche de princípios e de postulados. Enfim, numa leitura dos textos murilianos poder-se-á descobrir significados que não se revelam claramente ao leitor, pois desconstroem um legado histórico construído ao longo de anos, para se propor uma nova identidade e história tipicamente nacionais

Biografia do Autor

  • Luciane da Mota Frota, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)

    Mestranda em Literaturas de Língua Portuguesa/ PUC-Minas 

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Publicado

2010-12-31

Edição

Seção

Em Tese