O JOGO NA ESCRITA

A EXPERIÊNCIA LITERÁRIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Autores

  • Elizabeth Guzzo de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.8..91-99

Palavras-chave:

criança, adolescente, jogo, literatura, escrita, leitura

Resumo

Este ensaio visa assegurar um espaço específico para a reflexão sobre a escrita de crianças e de adolescentes. Considerando os elementos lúdicos como de intensa relevância no universo infantil e juvenil e levando-se em conta proposições de Roland Barthes sobre o jogo da leitura e da escrita e, sobretudo, sobre a “encenação” da linguagem, os textos serão analisados tendo em vista o jogo na escrita.

Biografia do Autor

  • Elizabeth Guzzo de Almeida
    Mestre em Letras: Estudos Literários (Área de concentração: Literatura Brasileira), 2003.

Referências

BARROS, Manoel de. Memórias inventadas: a infância. São Paulo: Planeta, 2003.

BARTHES, Roland. O rumor da língua. Trad. Mário Laranjeira. São Paulo: Brasiliense, 1988.

BARTHES, Roland. Aula. 9. ed. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 2000.

BENJAMIN, Walter. Brinquedos e jogos. In: Benjamin, Walter. Reflexões: a criança o brinquedo e a educação. Trad. Marcus Vinicius Mazzari. São Paulo: Summus, 1984.p. 71-75.

MARTÍ, José. La edad de oro. Fondo de Cultura Económico: México, 1992.

PELEGRÍN, Ana. La flor de la maravilla: juegos recreos retahílas. Madrid: Fundación Germán Sánchez Ruipérez,1996.

PERES, Ana Maria Clark. Projeto de extensão: escrevendo a leitura. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG,1997.

Downloads

Publicado

2004-12-31

Edição

Seção

Em Tese