Negociações de sentido sobre os imperativos da masculinidade hegemônica na NFL discursos da virilidade no consumo midiático do esporte
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Posto que a cobertura midiática do futebol americano é historicamente articulada pelos imperativos da masculinidade hegemônica, o objetivo do artigo é analisar algumas convocações midiáticas para o consumo do esporte alicerçadas em discursos de inclusão de outras performatividades de gênero, a partir do exame dos processos interdiscursivos que legitimam essas produções. Iremos investigar como novos agenciamentos de gênero dialogam com a hipermasculinidade em produções da última década, a partir do cruzamento de discursos circulantes e suas formas próprias de negociação de sentidos. Para análise, escolhemos o comercial para a divulgação do Super Bowl LII chamado “Touchdown Celebrations to Come” e as representações midiáticas de jogadores que publicamente afirmam que possuem interesses, estilos de vida ou hobbies não vinculados à masculinidade hegemônica no esporte.
Downloads
Detalhes do artigo
Seção

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito Acesso Livre).
Como Citar
Referências
ADAMS, Adi et alii. Establishing and Challenging Masculinity: The Influence of Gendered Discourses in Organized Sport. Journal of Language and Social Psychology, v. 29, n. 3, 2010. DOI: https://doi.org/10.1177/0261927X10368833
ALTMANN, Helena. Marias (e) homens nas quadras: sobre a ocupação do espaço físico e escolar. Educação e Realidade, v. 24, n. 2, 1999, p.157-73.
ANDERSON, Eric; KIAN, Edward. Examining Media Contestation of Masculinity and Head Trauma in the National Football League. Men and Masculinities, v. 15, n. 2, 2012, p. 152-173. DOI: https://doi.org/10.1177/1097184X11430127
ANDERSON, Eric. Inclusive & Masculinity: The Changing Nature of Masculinities. New York: Routledge, 2009.
BRADY, Jennifer; VENTRESCA, Matthew. “Officially a Vegan Now”: On Meat and Renaissance Masculinity in Pro Football. Food and Foodways, v. 22, n. 4, 2014, p. 300-21. DOI: https://doi.org/10.1080/07409710.2014.964605
CLELAND, Jamie. Sexuality, Masculinity and Homophobia in Association Football: An Empirical Overview of a Changing Cultural Context. International Review of the Sociology of Sport, v. 53, n. 4, 2018. DOI: https://doi.org/10.1177/1012690216663189
CONNELL, R. W. Teaching the Boys: New Research on Masculinity, and Gender Strategies for Schools. Teachers College Record, v. 98, n. 2, 1996, p. 207-35. DOI: https://doi.org/10.1177/016146819609800203
CONNELL, R. W.; MESSERCHMIDT, J. W. Masculinidade hegemônica: repensando o conceito. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 21, n. 1, 2013, p. 241-82. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2013000100014
FURNESS, Zack. Reframing Concussions, Masculinity, and NFL Mythology in League of Denial. Popular Communication, v. 14, n. 1, 2016, p. 49-57. DOI: https://doi.org/10.1080/15405702.2015.1084628
GILLAM, Hallie. The Culture of Football in the United States: How Hegemonic Masculinity Affects and is Expressed in American Football. (Doutorado). Mississippi: University of Mississippi, 2019.
GOMES, Mayra Rodrigues. Interdiscurso nas produções seriadas televisivas: um exercício demonstrativo. Matrizes, v. 15, n. 1, 2021, p. 57-76. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v15i1p57-76
KIMMEL, M. Masculinity as Homophobia: Fear, Shame, and Silence in the Construction of Gender Identity. In BROD, H.; KAUFMAN, M. (org.). Theorizing Masculinities. New York: Sage Books, 1994. DOI: https://doi.org/10.4135/9781452243627.n7
MAINGUENEAU, Dominique. Discurso e análise de discurso. São Paulo: Parábola, 2015.
MARTENS, Matthew; MOBLEY, Michael. Straight Guys Working With Gay Guys: Homophobia and Sport Psychology Service Delivery. In ANDERSON, M. (org). Sport & Psychology in Practice. Champaign: Human Kinects, 2005. DOI: https://doi.org/10.5040/9781718214613.ch-013
MAZZIE, Lisa A. Michael Sam and the NFL Locker Room: How Masculinities Theory Explains the Way We View Gay Athletes. Marquette Sports Law Review, v. 25, n. 1, 2014, p. 129-162.
MCDOWELL, Jacqueline; SCHAFFNER, Spencer. Football is a Man’s Game: Insult and Gendered Discourse in The Gender Bowl. Discourse & Society, v. 22, n. 5, 2011, p. 547-564. DOI: https://doi.org/10.1177/0957926511405574
MCGAUGHEY, David Lawrence. Fourth and Long: Gay Identities and the NFL. 2013. 93 f. (Tese de Doutorado). Whitman College, Walla Walla, 2013.
MACNARY, Brianna. The Level of Homophobia & Acceptance of Actively Open Gay Football Players in the NFL Compared to Professional Athletes in the NBA, MLB and MLS. Undergraduate Research Thesis, Ohio State University. Ohio: Ohio State University, 2020.
MOURA, Bruno Melo; SOUZA-LEÃO, André Luiz. Identidade cultural no consumo de fãs brasileiros da National Football League. Cadernos EBAPE.BR, v. 18, n. 3, 2020, p. 595-608. DOI: https://doi.org/10.1590/1679-395120190020
POLSGROVE, Jay; HAUS, David; LOCKYER, Ryan. Athlete Perspectives on 8-Weeks of Yoga Practice. Spotlight On Yoga Research, 2019, p. 1-21. DOI: https://doi.org/10.35831/07122019jp
PRADO, J. L. A. Convocação nas revistas e a construção do a mais nos dispositivos midiáticos. Matrizes, v. 3, n. 2, 2010, p. 63-78.
SCHMITZ, Rachel M.; HALTOM, Trenton M. I Wanted to Raise my Hand and Say I’m not a Feminist: College Men’s Use of Hybrid Masculinities to Negotiate Attachments to Feminism and Gender Studies. The Journal of Men’s Studies, v. 25, n. 3, 2017, p. 278-296 DOI: https://doi.org/10.1177/1060826516676841
OATES, Thomas P.; DURHAM, Meenakshi. The Mismeasure of Masculinity: The Male Body, ‘Race’ and Power in the Enumerative Discourses of the NFL Draft. Patterns of Prejudice, v. 38, n. 3, 2004. DOI: https://doi.org/10.1080/0031322042000250475
OATES, Thomas P. Football and Manliness. Illinois: University of Illinois Press, 2017.
TSAI, Addie. Magic Mike, Dirty Dancing, and the (Empty) Promise of Heteromasculinity. The International Journal of Screendance, v. 9, n. 1, 2018, p. 98-117. DOI: https://doi.org/10.18061/ijsd.v9i0.6040
WHITMER, Jennifer M. A Progression and a Regression at the Same Time: Hybrid Masculinities and Entrepreneurial Selfhood. The Journal of Men’s Studies, v. 25, n. 2, 2017, p. 115-132. DOI: https://doi.org/10.1177/1060826516641101