Ditos de jovens quanto ao (a)parecer: a produção da posição do sujeito-mercadoria

Autores

Palavras-chave:

Produção Subjetiva, Consumo, Jovens

Resumo

A partir de uma pesquisa-intervenção, desenvolvida com jovens de quatorze a dezoito anos cursando o ensino médio em escolas públicas de Porto Alegre, que buscou a abertura de espaços de discussão por meio de rodas de conversa, pudemos conhecer aspectos da  produção subjetiva dos jovens na atual sociedade de consumo. Neste artigo, analisamos – à luz da análise do discurso de perspectiva foucaultiana – elementos que surgiram no processo de pesquisa, tais como: o enunciado “consumir para (a)parecer bem” e a ideia de que quanto maior o consumo, mais se aproveita a vida. Nas discussões destacamos tensões que se colocam aos sujeitos atualmente, como a apontada por Zygmunt Bauman de que as pessoas se encontram imersas em processos e relações que as transformam em mercadorias dispostas ao mercado de consumo, produzindo assim a posição de um sujeito-mercadoria.

Biografia do Autor

  • Guilherme Machado Paim, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Psicólogo, Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

  • Inês Hennigen, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Psicóloga. Doutora em Psicologia pela PUCRS. Docente do PPG em Psicologia Social e Institucional da UFRGS.

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Publicado

2023-04-11

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