Formação e atuação de egressos da Psicologia UFSCar: um recorte para as políticas públicas sociais

Autores

Palavras-chave:

Formação Profissional, Atuação do Psicólogo, Políticas Públicas

Resumo

A presente pesquisa faz parte de um estudo mais amplo, que investigou aspectos da relação entre formação e prática profissional no contexto das Políticas Públicas de Saúde e Assistência Social (SUS e SUAS) de egressos do curso de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), formados entre 2009 e 2013. Os objetivos foram: caracterizar a formação e o campo de atuação de tais egressos; bem como verificar a porcentagem e as especificidades na formação daqueles que já atuaram no SUS e/ou SUAS. Foram obtidas respostas de 74 das 180 pessoas formadas no período, destacando que 39,2% já atuaram no SUS e/ou SUAS. São descritas as vivências práticas durante a formação e as experiências profissionais. A análise dos resultados articula tais experiências com outros estudos sobre o tema, com os princípios do SUS e SUAS e o Projeto Pedagógico do curso.

Biografia do Autor

  • Cláudia Regina Campos Rodrigues , Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

    Graduanda em Psicologia, pela Universidade Federal de São Carlos

  • Luciana Nogueira Fioroni, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

    Professora associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Clínica (PPGGC-UFSCar)

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Publicado

2023-04-12

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