Pluralidade de objeto versus pluralismo de concepções em teorias psicológicas
DOI:
https://doi.org/10.35699/1676-1669.2021.25462Palabras clave:
unidade teórica, integração teórica, diversidade teóricaResumen
Unidade (pluralidade) versus desunidade (pluralismo) tem sido debate conceitual frequente em torno da existência de uma ou de várias psicologias. Na literatura, os debates se intensificaram com a série Psychology: A Study of a Science, editados por Sigmund Koch, entre 1959 e 1963. No final dos seis volumes publicados, Koch concluiu que a psicologia não é uma ciência coerente, e sim uma coleção de estudos, variando entre maior ou menor rigor científico. Desde então, o tema tem sido frequente nos poucos periódicos abertos à psicologia teórica, trazendo proposições de teorias unificadoras, defesa de unificação por áreas, ou alegações de que a grandeza da disciplina está na diversidade. O presente artigo argumenta que a premente necessidade não é de teorias que sugiram modos de unidade, mas de critérios que apontem para possibilidades de se mover com proveito entre teorias, atento às surpreendentes relações implícitas entre elas.
Referencias
Altman, I. (1987). Centripetal and centrifugal trends in psychology. American Psychologist, 42(12), 1058–1069. Recuperado em 16 de abril, 2019, de https://psycnet.apa.org/buy/1988-11894-001. DOI: https://doi.org/10.1037/0003-066X.42.12.1058
Alves, R. F., Ernesto, M. V., Silva, R. P., Souza, F. M., Lima, A. G. B. & Eulálio, M. C. (2011). Psicologia da saúde: abrangência e diversidade teórica. Mudanças - Psicologia da Saúde, 19(1/2), 1-10. Recuperado em 16 de abril, 2019, de https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/MUD/article/view/2479. DOI: https://doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v19n1-2p1-10
Anderson, N. H. (2008). Unified social cognition. New York: Taylor & Francis.
Anderson, N. H. (2013). Unified psychology based on three laws of information integration. Review of General Psychology, 17(2), 125–132. Recuperado em 12 de abril, 2019, de https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1037/a0032921. DOI: https://doi.org/10.1037/a0032921
Baars, B. J. (2003). Introduction: Treating consciousness as a variable: The fading taboo. Em B. J. Baars, W. P. Banks & J. B. Newman. Essential sources in the scientific study of consciousness (pp. 1-9). Cambridge, MA: A Bradford Book, The MIT Press. DOI: https://doi.org/10.7551/mitpress/2834.001.0001
Ballantyne, P. F. (1993). Unity and diversity of subject matter or pluralism? Em Annual Meeting of Cheiron, 24st. New Hampshire: USA. Recuperado em 02 de abril, 2019, de http://www.comnet.ca/%7Epballan/Unityvsplural.html.
Baumann, U. (1999) Wie einheitlich ist die Psychologie? (How unified is psychology?) Psychotherapeut, 44(6), 360–366. Recuperado em 4 de maio, 2019, de doi: 10.1007/s002780050191. DOI: https://doi.org/10.1007/s002780050191
Borghi A. M. & Fini C. (2019). Theories and explanations in psychology. Frontiers in Psychology, 10:958. Recuperado em 5 de maio, 2019, de doi: 10.3389/fpsyg.2019.00958. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.00958
Boyack, K., Klavans, R. & Borner, K. (2005). Mapping the Backbone of Science. Scientometrics 64(3), 351-374. Recuperado em 10 de maio, 2019, de doi: 10.1007/s11192-005-0255-6. DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-005-0255-6
Calhoun, L. G. (2004). The unification of psychology: A noble quest. J Clin Psychol 60(12), 1283–1289. Recuperado em 4 de abril, 2019, de doi: 10.1002/jclp.20075. DOI: https://doi.org/10.1002/jclp.20075
Catania, A. C. (2013). A natural science of behavior. Rev Gen Psychol, 17(2), 133-139. Recuperado em 4 de maio, 2019, de doi: 10.1037/a0033026. DOI: https://doi.org/10.1037/a0033026
Chalmers, D. J. (1995). Facing up to the problem of consciousness. Journal of Consciousness Studies, 2(3), 200-219. Recuperado em 4 de março, 2019, de https://www.ingentaconnect.com/contentone/imp/jcs/1995/ 00000002/00000003/653.
Chao, R. (2002). Seeing the forest and seeing the trees in psychology. Am Psychol, 57(2), 1128-1129. Recuperado em 4 de maio, 2019, de doi: 10.1037//0003-066X.57.12.1128. DOI: https://doi.org/10.1037/0003-066X.57.12.1128
Charles, E. P. (2013). Psychology: The empirical study of epistemology and phenomenology. Rev Gen Psychol, 17(2), 140–144. Recuperado em 4 de maio, 2019, de doi: 10.1037/a0032920. DOI: https://doi.org/10.1037/a0032920
Chemero, A. (2013). Radical embodied cognitive science. Rev Gen Psychol, 17(2), 145-150. Recuperado em 4 de maio, 2019, de doi: 10.1037/a0032923. DOI: https://doi.org/10.1037/a0032923
Chovan, W. (2002). Theory knitting reconsidered. Am Psychol, 57(2), 1127-1128. Recuperado em 9 de abril, 2019, de doi: 0.1037//0003-066X.57.12.1127b. DOI: https://doi.org/10.1037/0003-066X.57.12.1127b
Dennett, D. C. (1991). Consciousness explained. Boston, MA: Little, Brown and Company.
Edelman, G. M. (1989). The remembered present: A biological theory of consciousness. New York: Basic Books, Inc. Publishers.
Fishman D. B. & Messer S. B. (2005). Case-based studies as a source of unity in applied psychology. Em R. J. Sternberg (Ed.), Unity in psychology: Possibility or pipedream? (pp. 37-59). Washington, DC: APA. DOI: https://doi.org/10.1037/10847-003
Fowler R. D. & Bullock, M. (2005). The American Psychological Association and the search for unity in psychology. Em R. J. Sternberg (Ed.), Unity in psychology: Possibility or pipedream? (pp. 61-76). Washington, DC: APA. DOI: https://doi.org/10.1037/10847-004
Gaj, N. (2016). Unity and fragmentation in psychology. London: Routledge. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315652573
Gardner, H. (2005). Scientific psychology: Should we bury it or praise it. Em R. J. Sternberg (Ed.), Unity in psychology: Possibility or pipedream? (pp. 77-90). Washington, DC: APA. DOI: https://doi.org/10.1037/10847-005
Geary, D. C. (2005). The Motivation to Control and the Origin of Mind: Exploring the Life–Mind Joint Point in the Tree of Knowledge System. J Clin Psychol 61(1), 21-46. Recuperado em 9 de maio, 2019, de doi: 10.1002/jclp.20089. DOI: https://doi.org/10.1002/jclp.20089
Gergen, K. J. (2001). Psychological science in a postmodern context. Am Psychol, 56(10), 803-813. Recuperado em 2 de maio, 2019, de doi: I0.I037//0OO3-066X.56.10.803. DOI: https://doi.org/10.1037/0003-066X.56.10.803
Gergen, K. J. & Davis, K. E. (1985). The social construction of the person. New York: Springer-Verlag. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4612-5076-0
Green, C. D. (1992). Is unified positivism the answer to psychology's disunity? Am Psychol, 47(8), 1057-1058. Recuperado em 2 de maio, 2019, de doi: 10.1037/0003-066X.47.8.1057. DOI: https://doi.org/10.1037/0003-066X.47.8.1057
Groot, A. D. de (1990). Unifying psychology: Its preconditions. Em W. J. Baker, M. E. Hyland, R. van Hezewijk, & S. Terwee (Eds). Recent trends in theoretical psychology (Vol II, pp. 1-26). New York: Springer-Verlag.
Hartman, L., Fergus, K. & Reid, D. W. (2016). Psychology’s Gordian Knot: Problems of Identity and Relevance. Can Psychol, 57(3), 149-159. Recuperado em 20 de maio, 2019, de doi: 10.1037/cap0000060. DOI: https://doi.org/10.1037/cap0000060
Hayes, S. C. (2004). Taxonomy as a contextualist views It. J Clin Psychol, 60(12), 1231-1235. Recuperado em 4 de maio, 2019, de doi: 10.1002/jclp.20064. DOI: https://doi.org/10.1002/jclp.20064
Heft, H. (2013). An ecological approach to psychology. Rev Gen Psychol, 17(2), 162-167. Recuperado em 4 de maio, 2019, de doi: 10.1037/a0032928. DOI: https://doi.org/10.1037/a0032928
Henriques, G. (2003). The tree of knowledge system and the theoretical unification of psychology. Rev Gen Psychol, 7(2), 150-182. Recuperado em 15 de maio, 2010, de doi: 10.1037/1089-2680.7.2.150. DOI: https://doi.org/10.1037/1089-2680.7.2.150
Henriques, G. R. (2004). Defining psychology. J Clin Psychol, 60(10), 1207-1221. Recuperado em 4 de maio, 2019, de doi: 10.1002/jclp.20061. DOI: https://doi.org/10.1002/jclp.20061
Henriques, G. R. (2005). Toward a useful mass movement. J Clin Psychol, 61(1), 121-139. Recuperado em 4 de maio, 2019, de doi: 10.1002/jclp.20094. DOI: https://doi.org/10.1002/jclp.20094
Henriques, G. R. (2008). The problem of psychology and the integration of human knowledge contrasting Wilson’s consilience with the tree of knowledge system. Theory & Psychology, 18(6), 731-755. Recuperado em 9 de abril, 2019, de doi: 10.1177/0959354308097255. DOI: https://doi.org/10.1177/0959354308097255
Henriques G. R. (2011). A new unified theory of psychology. New York: Springer. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4614-0058-5
Henriques, G. (2013). Evolving from methodological to conceptual unification. Rev Gen Psychol, 17(2), 168-173. Recuperado em 4 de maio, 2019, de doi: 10.1037/a0032929. DOI: https://doi.org/10.1037/a0032929
Henriques, G. (2017). Achieving a Unified Clinical Science Requires a Meta-Theoretical Solution: Comment on Melchert (2016). American Psychologist, 72(4), 393-394. Recuperado em 15 de junho, 2019, de doi 10.1037amp0000143 DOI: https://doi.org/10.1037/amp0000143
Henriques, G. R., & Sternberg, R. J. (2004). Unified Professional Psychology: Implications for the Combined-Integrated Model of Doctoral Training. J Clin Psychol, 60(10), 1051-1063. Recuperado em 4 de maio, 2019, de doi: 10.1002/jclp.20034. DOI: https://doi.org/10.1002/jclp.20034
Hilgard, E. R. (1980). A trilogy of mind: Cognition, affection, and conation. J Hist Behav Sci, 16, 107-177. Recuperado em 5 de julho, 2010, de doi: 10.1002/1520-6696(198004)16:2<107::AID-JHBS2300160202>3.0.CO;2-Y. DOI: https://doi.org/10.1002/1520-6696(198004)16:2<107::AID-JHBS2300160202>3.0.CO;2-Y
Hutto, D. D. (2013). Psychology's inescapable need for conceptual clarification. Em T. P. Racine & K. L. Slaney (Eds.) A Wittgensteinian perspective on the use of conceptual analysis in psychology (pp. 28-49). New York: Palgrave Macmillan. DOI: https://doi.org/10.1057/9781137384287_3
Kassinove, J. L. (2002) Unification is inevitable. Am Psychol, 57(2), 1127. Recuperado em 5 de maio, 2019, de doi: 10.1037//0003-066X.57.12.1127a. DOI: https://doi.org/10.1037/0003-066X.57.12.1127a
Kendler H. H. (2002). Romantic versus realistic views of psychology. Am Psychol, 57(2), 1125-1126. Recuperado em 5 de maio, 2019, de doi:10.1037/0003-066X.57.12.1125. DOI: https://doi.org/10.1037/0003-066X.57.12.1125
Kihlstrom, J. F. (2004). Unity within psychology and unity between science and practice. J Clin Psychol, 60(12), 1243-1247. Recuperado em 4 de maio, 2019, de doi: 10.1002/jclp.20066. DOI: https://doi.org/10.1002/jclp.20066
Kimble, G. A. (1984). Psychology’s two cultures. Am Psychol, 39(8), 833-839. Recuperado em 4 de maio, 2019, de doi: 10.1037/0003-066X.39.8.833. DOI: https://doi.org/10.1037/0003-066X.39.8.833
Kimble, G. A. (1994). A frame of reference for psychology. Am Psychol, 49(6) 510-519. Recuperado em 4 de maio, 2019, de doi: 10.1037/0003-066X.49.6.510.
Kimble, G. A. (1996). Psychology: The hope of a science. Cambridge, MA: MIT Press. DOI: https://doi.org/10.7551/mitpress/5672.001.0001
Kimble (2005). Paradigm lost, paradigm regained: Toward unity in psychology. Em R. J. Sternberg (Ed.), Unity in psychology: Possibility or pipedream? (pp. 91-106). Washington, DC: APA. DOI: https://doi.org/10.1037/10847-006
Koch, S. (Ed.). (1959). Psychology: A Study of a Science (Vol. 1). New York: McGraw-Hill.
Koch, S. (Ed.). (1959). Psychology: A Study of a Science (Vol. 2). New York: McGraw-Hill.
Koch, S. (Ed.). (1959). Psychology: A Study of a Science (Vol. 3). New York: McGraw-Hill.
Koch, S. (Ed.). (1962). Psychology: A Study of a Science (Vol. 4). New York: McGraw-Hill.
Koch, S. (Ed.). (1963). Psychology: A Study of a Science (Vol. 5). New York: McGraw-Hill.
Koch, S. (Ed.). (1963). Psychology: A Study of a Science (Vol. 6). New York: McGraw-Hill.
Koch S. (1969). Psychology cannot be a coherent science. Psychology Today, 3, 64-68.
Koch, S. (1992). The nature and limits of psychological knowledge: Lessons of a century qua "science". Em S. Koch & D. E. Leary, D. E. (Eds.). A century of psychology as science (75-97). Washington: APA. DOI: https://doi.org/10.1037/10117-024
Koch, S. (1993). "Psychology" or "The psychological studies"? Am Psychol, 48(8), 902-904. Recuperado em 4 de maio, 2019, de doi: 10.1037/0003-066X.48.8.902. DOI: https://doi.org/10.1037/0003-066X.48.8.902
Koch S. & Leary D. E. (Eds). (1992). A century of psychology as science. Washington: APA DOI: https://doi.org/10.1037/10117-000
Kukla, A. (1992). Unification as a goal for psychology. Am Psychol, 47(8), 1054-1055. Recuperado em 4 de maio, 2019, de doi: 10.1037/0003-066X.47.8.1054.b. DOI: https://doi.org/10.1037/0003-066X.47.8.1054.b
Kunkel, J. H. (1992). The units of unification: Theories or propositions? Am Psychol, 47(8), 1058-1059. Recuperado em 4 de maio, 2019, de doi: 10.1037/0003-066X.47.8.1058. DOI: https://doi.org/10.1037/0003-066X.47.8.1058
Lau, M. Y. (2002). Postmodernism and the values of science. Am Psychol, 57(2), 1126-1127. Recuperado em 4 de maio, 2019, de doi:10.1037/0003-066X.57.12.1126. DOI: https://doi.org/10.1037/0003-066X.57.12.1126
Levant, R. F. (2005). Unification of professional psychology through social relevance. Em R. J. Sternberg (Ed.), Unity in psychology: Possibility or pipedream? (pp. 107-124). Washington, DC: APA. DOI: https://doi.org/10.1037/10847-007
Lickliter, R. & Honeycutt, H. (2013). A Developmental evolutionary framework for psychology. Rev Gen Psychol, 17(2), 184–189. Recuperado em 4 de maio, 2019, de doi: 10.1037/a0032932. DOI: https://doi.org/10.1037/a0032932
Lilienfeld, S. O. (2004). Defining psychology: Is it worth the trouble? J Clin Psychol 60(12), 1249-1253. Recuperado em 4 de maio, 2019, de doi 10.1002/jclp.20067 DOI: https://doi.org/10.1002/jclp.20067
Marsh, T. & Boag, S. (2014). Unifying psychology: Shared ontology and the continuum of practical assumptions. Rev Gen Psychol, 18(1), 49–59. Recuperado em 4 de maio, 2019, de doi: 10.1037/a0036880. DOI: https://doi.org/10.1037/a0036880
Matarazzo, J. D. (1987). There is only one psychology, no specialties, but many applications. Am Psychol, 42(10), 893-903. Recuperado em 4 de maio, 2019, de doi: 10.1037/0003-066X.42.10.893. DOI: https://doi.org/10.1037/0003-066X.42.10.893
McNally, R. J. (1992). Disunity in psychology: Chaos or speciation? Am Psychol, 47(8), 1054. Recuperado em 2 de maio, 2019, de doi: 10.1037/0003-066X.47.8.1054.a. DOI: https://doi.org/10.1037/0003-066X.47.8.1054.a
Melchert, T. P. (2013). Beyond theoretical orientations: The emergence of a unified Scientific framework in professional psychology. Prof Psychol-Res Pr, 44(1), 11-19. Recuperado em 4 de maio, 2019, de doi: 10.1037/a0028311. DOI: https://doi.org/10.1037/a0028311
Melchert, T. P. (2016). Leaving behind our preparadigmatic past: Professional psychology as a unified clinical science. Am Psychol, 71(6), 486–496. Recuperado em 10 de maio, 2019, de doi:10.1037/a0040227. DOI: https://doi.org/10.1037/a0040227
Michel, G. F. (2013). The role of developmental psychobiology in the unification of psychology. Rev Gen Psychol, 17(2), 210-215. Recuperado em 4 de maio, 2019, de doi: 10.1037/a0032936. DOI: https://doi.org/10.1037/a0032936
Mos, L. P. (1987). Integrity or unity. Em A. W. Staats, A. W., & L. P. Mos, L. P. (Eds). Annals of Theoretical Psychology (Volume 5, pp. 345-347). New York: Plenum Press. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4615-6456-0_14
Petocz, A., & Mackay, N. (2013). Unifying psychology through situational realism. Rev Gen Psychol, 17(2), 216-223. Recuperado em 4 de maio, 2019, de doi: 10.1037/a0032937. DOI: https://doi.org/10.1037/a0032937
Quackenbush, S. W. (2005). Remythologizing culture: Narrativity, justification, and the politics of personalization. J Clin Psychol, 61(1), 67-80. Recuperado em 10 de maio, 2019, de doi: 10.1002/jclp.20091. DOI: https://doi.org/10.1002/jclp.20091
Rand, K. L., & Ilardi, S. S. (2005). Toward a Consilient Science of Psychology. J Clin Psychol 61(1), 7–20. Recuperado em 10 de maio, 2019, de doi: 10.1002/jclp.20088 DOI: https://doi.org/10.1002/jclp.20088
Ribes, E. (2000). Las psicologías y la definición de sus objetos de conocimiento. Revista Mexicana de Análisis de la Conducta. 26, 367-383. Recuperado em 9 de maio, 2019, de http://rmac-mx.org/wp-content/uploads/2013/05/Vol-26-n-3-367-383.pdf.
Rychlak, J. E. (2005). Unification in theory and method: Possibilities and impossibilities. Em R. J. Sternberg (Ed.), Unity in psychology: Possibility or pipedream? (pp. 145-158). Washington, DC: APA. DOI: https://doi.org/10.1037/10847-009
Schneider, S. M. (1992). Can this marriage be saved? Am Psychol, 47(8), 1055-57. Recuperado em 9 de maio, 2019, de doi: 10.1037/0003-066X.47.8.1055. DOI: https://doi.org/10.1037/0003-066X.47.8.1055
Shaffer, L. S. (2005). From mirror self-recognition to the looking-glass self: Exploring the justification hypothesis. J Clin Psychol, 61(1), 47-65. Recuperado em 4 de maio, 2019, de doi: 10.1002/jclp.20090Shealy 2004. DOI: https://doi.org/10.1002/jclp.20090
Shealy, C. N. (2005). Justifying the justification hypothesis: Scientific- Humanism, Equilintegration (EI) Theory, and the Beliefs, Events, and Values Inventory (BEVI). J Clin Psychol 61(1), 81-106. Recuperado em 4 de maio, 2019, de doi: 10.1002/jclp.20092.
Slife, B. D. (2005) Testing the Limits of Henriques’ Proposal: Wittgensteinian lessons and hermeneutic dialogue. J Clin Psych, 61(1), 107-120. Recuperado em 4 de maio, 2019, de doi: 10.1002/jclp.20093. DOI: https://doi.org/10.1002/jclp.20093
Slife, B. D., & Williams, R. N. (1997). Toward a theoretical psychology: Should a subdiscipline be formally recognized? Am Psychol, 52(2), 117-129. Recuperado em 10 de abril, 2019, de doi: 10.1037/0003-066X.52.2.117. DOI: https://doi.org/10.1037/0003-066X.52.2.117
Spence, J. T. (1987). Centrifugal versus centripetal tendencies in psychology: Will the center hold? Am Psychol, 42(12), 1052–1054. Recuperado em 10 de abril, 2019, de doi:10.1037/0003-066x.42.12.1052. DOI: https://doi.org/10.1037/0003-066X.42.12.1052
Staats, A. W. (1981) Paradigmatic behaviorism, unified theory, unified theory construction methods, and the Zeitgeist of separatism. Am Psychol, 36(3), 239-256. Recuperado em 4 de maio, 2019, de doi: 10.1037/0003-066X.36.3.239. DOI: https://doi.org/10.1037/0003-066X.36.3.239
Staats, A. W. (1983). Psychology’s crisis of disunity: Philosophy and method for a unified science. New York: Praeger.
Staats, A. W. (1987). Unified positivism: Philosophy for the revolution to unity. Em A. W. Staats, A. W., & L. P. Mos, L. P. (Eds). Annals of Theoretical Psychology (Volume 5, pp. 11-54). New York: Plenum Press. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4615-6456-0_2
Staats, A. W. (1991). Unified positivism and unification psychology: Fad or new field? Am Psychol, 46(9), 899-912. Recuperado em 4 de maio, 2019, de doi: 10.1037/0003-066X.46.9.899. DOI: https://doi.org/10.1037/0003-066X.46.9.899
Staats, A. W. (1996). Behavior and personality: Psychological behaviorism. NY: Springer. DOI: https://doi.org/10.1016/S1082-3174(96)80031-6
Staats, A. W. (2005). A road to, and philosophy of, unification. Em R. J. Sternberg (Ed), Unity in psychology: Possibility or pipedream? (pp. 159-177). Washington, DC: APA. DOI: https://doi.org/10.1037/10847-010
Staats, A. W., & Mos, L. P. (1987). Annals of Theoretical Psychology (Vol 5). New York: Plenum Press. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4615-6456-0
Stam, H. J. (2004). Unifying psychology: Epistemological act or disciplinary maneuver? J Clin Psychol, 60(12), 1259-1262. Recuperado em 4 de maio, 2019, de doi: 10.1002/jclp.20069. DOI: https://doi.org/10.1002/jclp.20069
Stanovich, K. E. (2004). Metarepresentation and the great cognitive divide: A commentary on Henriques' “Psychology Defined”. J Clin Psychol, 60(12), 1263-1266. Recuperado em 4 de maio, 2019, de doi: 10.1002/jclp.20070. DOI: https://doi.org/10.1002/jclp.20070
Stanovich, K. E. (2013). How to think straight about psychology. Boston, MA: Pearson Education.
Sternberg, R. J. (Ed.). (2005a). Unity in psychology: Possibility or pipedream? Washington, DC: APA. DOI: https://doi.org/10.1037/10847-000
Sternberg, R. J. (2005b). Unifying the field of psychology. Em R. J. Sternberg (Ed.) Unity in psychology: Possibility or pipedream? (pp. 3-14). Washington, DC: APA. DOI: https://doi.org/10.1037/10847-001
Sternberg, R. J., & Grigorenko, E. L. (2001). Unified psychology. Am Psychol, 56(12), 1069-1079. Recuperado em 4 de maio, 2019, de 10.1037/0003-066X.56.12.1069. DOI: https://doi.org/10.1037/0003-066X.56.12.1069
Sternberg, R. J., & Grigorenko, E. L. (2002). E pluribus unum. Am Psychol, 57(2), 1129-1130. Recuperado em 4 de maio, 2021, de doi: 10.1037//0003-066X.57.12.1129. DOI: https://doi.org/10.1037/0003-066X.57.12.1129
Sternberg, R. J., & Grigorenko, E. L., & Kalmar, D. A. (2001). The role of theory in unified psychology. J Theor Phil Psychol, 21(2), 99-117. Recuperado em 4 de maio, 2019, de doi: 10.1037/h0091200. DOI: https://doi.org/10.1037/h0091200
Stricker, G. (2004). The unification of psychology and psychological organizations. J Clin Psychol, 60(12), 1267-1269. Recuperado em 4 de maio, 2019, de doi 10.1002/jclp.20071. DOI: https://doi.org/10.1002/jclp.20071
Tamayo, J. (2015). Unificación-integración en psicología: Un análisis de tres dimensiones de la discusión. Interamerican Journal of Psychology, 49(1), 15-26. Recuperado em 9 de maio, 2019, de http://www.redalyc.org/pdf/284/28446018002.pdf.
Teo, T. (2010). Ontology and scientific explanation: Pluralism as an a priori condition of psychology. New Ideas in Psychology, 28, 235–243. Recuperado em 9 de maio, 2019, de doi:10.1016/j.newideapsych.2009.09.017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.newideapsych.2009.09.017
Valsiner, J. (2009). Integrating psychology within the globalizing world: A requiem to the post-modernist experiment with Wissenschaft. Integr Psych Behav, 43(1), 1–21. Recuperado em 9 de maio, 2019, de doi: 10.1007/s12124-009-9087-x. DOI: https://doi.org/10.1007/s12124-009-9087-x
Vazire, S., & Robins, R. W. (2004). Beyond the justification hypothesis: A broader theory of the evolution of self-consciousness. J Clin Psychol 60(12), 1271–1273. Recuperado em 4 de maio, 2019, de doi: 10.1002/jclp.20072. DOI: https://doi.org/10.1002/jclp.20072
Viney, W. (2004). Pluralism in the sciences is not easily dismissed. J Clin Psychol 60(12), 1275–1278. Recuperado em 4 de maio, 2019, de doi: 10.1002/jclp.20073. DOI: https://doi.org/10.1002/jclp.20073
Wertheimer, M. (1998). Two views of psychology: A study of a science: Opus Magnificentissimum. Contemporary Psychology, 43(1), 7-10. Recuperado em 4 de maio, 2019, de doi: 10.1037/001437. DOI: https://doi.org/10.1037/001437
Wiley, N. (1994). The semiotic self. Chicago, IL: Chicago University Press.
Wilson, E. O. (1998). Consilience: The unity of knowledge. New York: Alfred A. Knopf.
Yanchar, S. C. (2004). Some Discontents with Theoretical Unification: A Response to Henriques’ “Psychology Defined.” J Clin Psychol, 60(12) 1279–1281. Recuperado em 4 de maio, 2021, de doi: 10.1002/jclp.20074.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Memorandum: Memória e História em Psicologia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os trabalhos publicados na revista eletrônica Memorandum: Memória e História em Psicologia são licenciados sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.