Senhora das águas e da canção

representação social de Iemanjá na música popular brasileira

Autores/as

  • Luanda do Carmo Queiroga Universidade Federal de Minas Gerais
  • Adriano Roberto Afonso do Nascimento Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/1676-1669.2019.6845

Palabras clave:

Iemanjá, representação social, música

Resumen

Adotando como fonte de investigação o cancioneiro popular, este trabalho pretendeu investigar como, ao longo da história da música brasileira, a figura e aspectos da orixá Iemanjá foram transportados dos terreiros e incorporados como elementos da própria cultura brasileira, tornando-se presentes nas letras de canções como algo habitual, cotidiano. Para tanto, utilizamos a técnica da análise temática de conteúdo. Um total de 193 músicas foi submetido à análise. Em geral, é possível afirmar que as descrições de Iemanjá nas músicas analisadas se distanciaram da cosmovisão religiosa e da mitologia. As variações ocorridas entre 1933 e 2014 contribuíram para a popularização de Iemanjá na canção popular, e, ao mesmo tempo, para sua reapresentação enquanto figura autônoma em relação às religiões afro-brasileiras.

Biografía del autor/a

  • Luanda do Carmo Queiroga, Universidade Federal de Minas Gerais

    Programa de Pós-graduação em Psicologia.

  • Adriano Roberto Afonso do Nascimento, Universidade Federal de Minas Gerais

    Bolsista em Produtividade do CNPq.

Publicado

2019-06-18

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Senhora das águas e da canção: representação social de Iemanjá na música popular brasileira. (2019). Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 36, 1-21. https://doi.org/10.35699/1676-1669.2019.6845