Controle de autoridade de nomes de pessoas
Uma proposta a partir da análise da Biblioteca Digital do Ministério Público Federal
Palavras-chave:
Controle de autoridade, Nomes de pessoas, Registro de autoridade, Biblioteca Digital do Ministério Público FederalResumo
Pesquisa de abordagem qualitativa, descritivo-exploratória e aplicada. Apresenta o resumo de uma pesquisa de mestrado em Gestão e Organização do Conhecimento, que aborda o controle de autoridade de nomes de pessoas, discutindo seu impacto na representação, organização e recuperação de informações. O escopo do estudo é o controle de autoridade de nomes de pessoas na Biblioteca Digital do Ministério Público Federal (BDMPF). O objetivo geral é propor um modelo de controle de autoridade de nomes de pessoas, a partir da análise da BDMPF, que forneça consistência à representação desses nomes e contribua para a organização e a recuperação de informações. Conclui que a padronização é premissa do controle de autoridade e exigência para a melhoria do nível de consistência das descrições de termos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Contratos adicionais poderão ser assumidos, separadamente, pelos autores, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.