Análise de textos enciclopédicos da Simple English Wikipedia e da Wikipedia: algumas discussões para o ensino de língua inglesa

Authors

  • Eduardo Silva Universidade Estadual de Goiás Professor da licenciatura em Letras da UEG/Câmpus Morrinhos e do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI) da UEG/Câmpus Cora Coralina.

DOI:

https://doi.org/10.17851/2237-2083.26.2.769-792

Keywords:

vocabulary, english language, Wikipedia, Simple English Wikipedia.

Abstract

Resumo: Tomamos como objeto de pesquisa o conteúdo lexical do texto enciclopédico, mais precisamente o perfil lexical de textos presentes em duas enciclopédias colaborativas: uma destinada a aprendizes de língua inglesa (Simple English Wikipedia) e outra destinada a um público falante nativo de língua inglesa (Wikipedia). Nosso objetivo geral é apresentar o texto enciclopédico como um recurso didático para o enriquecimento e prática de vocabulário em língua inglesa. Os objetivos específicos são os seguintes: 1) proceder uma análise do perfil lexical de artigos da Simple English Wikipedia e da Wikipedia; 2) comparar os artigos nas duas enciclopédias e 3) checar se os artigos adaptados da enciclopédia destinada aos aprendizes realmente empregam vocabulário mais elementar. O embasamento teórico recorre aos estudos de Lexicologia (NATION, 2001, 2003, 2015) e da Linguística de Córpus (BERBER SARDINHA, 2004, 2012). Com relação à metodologia, os 35 melhores artigos da Simple English Wikipedia, na opinião do editor do site, foram convertidos no formato texto simples e posteriormente analisados pelo software VocabProfile, versão 4, um programa on-line que divide um texto em faixas de frequência lexical. Após o processamento dos arquivos, o VocabProfile verificou o perfil lexical dos textos enciclopédicos. Os resultados indicam que, do ponto de vista léxico-quantitativo, não há diferença significativa entre o perfil lexical da Simple English Wikipedia e da Wikipedia. As duas enciclopédias se diferenciam primordialmente pela extensão dos artigos.

Palavras-chave: vocabulário; língua inglesa; Wikipedia; Simple English Wikipedia.

Abstract: We tackle the lexical content of encyclopedic texts as our research object, more precisely, the lexical profile of texts in two collaborative encyclopedias: one is designed for English language learners (Simple English Wikipedia) and the other is designed for an Englishspeaking audience (Wikipedia). We aim at introducing the encyclopedic text as a pedagogical resource for the enhancement and practice of vocabulary in English. Our specific goals are the following: 1) proceed an analysis of the lexical profile of texts from Simple English Wikipedia and Wikipedia; 2) compare the texts of both encyclopedias and 3) check whether the adapted texts from the encyclopedia designed for English language learners do employ more simple vocabulary. The theoretical background resorts to studies concerning Lexicology (NATION, 2001, 2003, 2015) and Corpus Linguistics (BERBER SARDINHA, 2004, 2012). Regarding methodology, the 35 best articles from Simple English Wikipedia, in the editor´s opinion, were converted to simple text format and later analyzed by the software VocabProfile, version 4, an online software that divides a text into frequency bands. After processing the files, VocabProfile verified the lexical profile of the encyclopedic texts. The findings show that, from a lexicoquantitative perspective, there is no significant difference between the lexical profile in Simple English Wikipedia and Wikipedia. Both encyclopedias primarily differ in terms of article length.

Keywords: vocabulary; english language; Wikipedia; Simple English Wikipedia.

Published

2018-03-12

How to Cite

Análise de textos enciclopédicos da Simple English Wikipedia e da Wikipedia: algumas discussões para o ensino de língua inglesa. Revista de Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 769–792, 2018. DOI: 10.17851/2237-2083.26.2.769-792. Disponível em: https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/relin/article/view/27898. Acesso em: 4 oct. 2025.

Similar Articles

11-20 of 72

You may also start an advanced similarity search for this article.