Repercussão de intervenção educativa no conhecimento da equipe de enfermagem sobre os cuidados no uso da derivação ventricular externa em pediatria

Autores

  • Bruna Figueiredo Manzo Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem, Belo Horizonte MG , Brazil, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Escola de Enfermagem. Belo Horizonte, MG – Brasil http://orcid.org/0000-0003-0064-9961
  • Karoline de Oliveira Macedo Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem, Belo Horizonte MG , Brazil, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Escola de Enfermagem. Belo Horizonte, MG – Brasil http://orcid.org/0000-0002-7070-050X
  • Leticia Maria Barbosa Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem, Belo Horizonte MG , Brazil, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Escola de Enfermagem. Belo Horizonte, MG – Brasil http://orcid.org/0000-0001-5362-5723
  • Delma Aurélia da Silva Simão Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem, Belo Horizonte MG , Brazil, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Escola de Enfermagem. Belo Horizonte, MG – Brasil http://orcid.org/0000-0003-0961-8213
  • Raissa Silva Souza Universidade Federal de São João Del-Rei, Curso de Enfermagem, Divinópolis MG , Brazil, Universidade Federal de São João Del-Rei – UFSJ, Curso de Enfermagem. Divinópolis, MG – Brasil http://orcid.org/0000-0001-5010-763X
  • Allana dos Reis Correa Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem, Belo Horizonte MG , Brazil, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Escola de Enfermagem. Belo Horizonte, MG – Brasil http://orcid.org/0000-0003-2208-958X
  • Anna Caroline Leite Costa Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem, Belo Horizonte MG , Brazil, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Escola de Enfermagem. Belo Horizonte, MG – Brasil http://orcid.org/0000-0003-3236-619X

DOI:

https://doi.org/10.5935/1415-2762.20190037

Palavras-chave:

Enfermagem Pediátrica, Ventriculostomia, Derivações do Líquido Cefalorraquidiano, Cuidados de Enfermagem, Educação Continuada

Resumo

Objetivo: este estudo objetivou analisar a repercussão de intervenção educativa no conhecimento teórico da equipe de Enfermagem sobre os cuidados no uso da derivação ventricular externa em Pediatria. Trata-se de estudo de intervenção não controlado, com delineamento do tipo antes e depois. Método: procedeu-se à aplicação de pré e pós-teste para a coleta de informações sobre os conhecimentos dos profissionais sobre os cuidados aos pacientes pediátricos com derivação ventricular externa. Entre o pré e o pós-teste realizou-se intervenção educativa usando-se a simulação clínica como estratégia de ensino. Participaram do estudo 41 profissionais de Enfermagem. Constatou-se mais assertividade após a intervenção educativa, principalmente na questão que versa sobre o uso da técnica asséptica para esvaziamento da bolsa coletora (p=0,021). As análises de correlação no pré-teste revelaram que o maior número de erros não esteve correlacionado a qualquer das variáveis sociodemográficas. Contudo, no pós-teste, identificou-se correlação significativa entre o número de erros com a idade dos profissionais (rho=0,340; p=0,015); tempo de formação dos profissionais (rho= 0,414; p=0,004); e tempo de atuação na unidade (rho=0,428; p=0,004). O resultado sinaliza, portanto, que profissionais com idades mais elevadas, mais tempo de profissão e de atuação na unidade tiveram menos aproveitamento da intervenção educativa, apresentando maior número de erros. A intervenção educativa usando a estratégia da simulação clínica possibilitou incremento no conhecimento dos participantes, podendo ser utilizado para a educação permanente, melhorando a qualidade da assistência.

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Publicado

07-10-2019

Edição

Seção

Pesquisa

Como Citar

1.
Repercussão de intervenção educativa no conhecimento da equipe de enfermagem sobre os cuidados no uso da derivação ventricular externa em pediatria. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 7º de outubro de 2019 [citado 3º de outubro de 2025];23(1). Disponível em: https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/reme/article/view/49789

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