Práticas de educação em saúde para cuidadores de idosos: um olhar da enfermagem na perspectiva freireana

Autores

  • Roberta Fortes Santiago PI, Fundação Municipal de Saúde de Teresina, betafortes@yahoo.com.br
  • Maria Helena Barros Araújo Luz Universidade Federal do Piauí, Departamento de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v16i1.50325

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Enfermagem, Cuidadores

Resumo

Diante do envelhecimento populacional que ocorre no Brasil, é possível observar o aumento das doenças crônicas não transmissíveis, as maiores responsáveis por incapacidades e dependências, passando a ter destaque os cuidadores de idosos que, para exercerem o cuidado, necessitam ser orientados e acompanhados por meio de atividades educativas. Cabe aos profissionais de saúde, sobretudo aos enfermeiros, a execução dessas práticas. Com este trabalho, objetiva-se refletir sobre as práticas de Educação em Saúde realizadas pelos enfermeiros com os cuidadores de idosos, na perspectiva problematizadora e libertadora de Paulo Freire. Muitas vezes a educação desenvolvida é realizada desconectada da realidade na qual se encontra inserida essa população. No desenvolvimento das práticas educativas, os profissionais devem passar confiança para que, sob um prisma humanizado, possam conquistar os cuidadores e, assim, ocorrer um diálogo claro e construtivo entre educador-educando. A teoria freireana preza pelo respeito, tanto do senso comum como da capacidade criadora do educando, por meio da defesa e incentivo da curiosidade ingênua, que se transforma em pergunta, que leva à problematização da realidade. Isso resulta na curiosidade epistemológica e, consequentemente, na reflexão crítica, e assim a consciência se criticiza. Com a ocorrência dessa superação, o indivíduo é capaz de entender, analisar e enfrentar a realidade na qual está inserido, transformando-a. A incorporação das ideias freireanas, principalmente pelos enfermeiros, pode proporcionar aos cuidadores de idosos a conscientização, o desenvolvimento de uma reflexão crítica e, por sua vez, o desempenho melhor de suas ações.

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Publicado

01-03-2012

Edição

Seção

Artigo Reflexivo

Como Citar

1.
Práticas de educação em saúde para cuidadores de idosos: um olhar da enfermagem na perspectiva freireana. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de março de 2012 [citado 8º de outubro de 2025];16(1). Disponível em: https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50325

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