O olhar do idoso sobre o atendimento em Unidades Básicas de Saúde de Coronel Fabriciano - MG

Autores

  • Helisamara Mota Guedes Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, helisamaraguedes@yahoo.com.br
  • Elis Any de Pinho Batista Centro Universitário do Leste de Minas Gerais
  • Janaína Alves Rosa Centro Universitário do Leste de Minas Gerais
  • Martha Elisa Ferreira de Almeida Universidade Federal de Viçosa, martha.almeida@ufv.br

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v16i1.50335

Palavras-chave:

Idoso, Satisfação, Atendimento em Unidades Básicas de Saúde

Resumo

Diante do grande número de idosos existentes no Brasil, as políticas públicas de saúde têm estabelecido metas para a promoção de modos de viver mais saudáveis e seguros, mas o atendimento realizado a esse público em Unidades Básicas de Saúde ainda necessita de mudanças e adaptações às diversas realidades locais. O objetivo com este estudo foi analisar o atendimento realizado em Unidades Básicas de Saúde sob a ótica de idosas de um grupo de terceira idade. A pesquisa transversal com abordagem qualitativa foi realizada no mês de julho de 2008, em Coronel Fabriciano-MG. Por meio dos relatos, observou-se que havia satisfação quanto ao atendimento nas Unidades Básicas de Saúde realizada mediante palestras educativas sobre as patologias preexistentes e alimentação saudável. As perspectivas de melhoria dos serviços foram quanto ao aumento do número de profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos); maior respeito à Lei nº 10.741/2003 quanto ao atendimento preferencial e imediato; maior disponibilidade e qualidade das medicações distribuídas e mais orientações e acompanhamento de pacientes diabéticos. Com base no Pacto pela Saúde e a visão do atendimento realizado nas Unidades Básicas de Saúde pelas idosas avaliadas, as políticas públicas nas três esferas (municipais, estaduais e federais) devem rever as ações desempenhadas pelas equipes de saúde nas Unidades Básicas de Saúde, bem como definir metas de saúde com a população usuária do serviço para que as necessidades de saúde identificadas sejam incorporadas à prática clínica.

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Publicado

01-03-2012

Edição

Seção

Pesquisa

Como Citar

1.
O olhar do idoso sobre o atendimento em Unidades Básicas de Saúde de Coronel Fabriciano - MG. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de março de 2012 [citado 6º de outubro de 2025];16(1). Disponível em: https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50335

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