Metodologias inovadoras na formação de nível médio em saúde
DOI:
https://doi.org/10.35699/reme.v15i4.50361Palavras-chave:
metodologia, educação em enfermagem, recursos humanosResumo
A Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EEUFMG) incorporou-se à formação de trabalhadores de nível médio há mais de 25 anos, em consonância com os movimentos na área da saúde e enfermagem. O objetivo com este estudo foi analisar a proposta metodológica utilizada pela EEUFMG em parceria com o Ministério da Saúde, tendo como referência o instrumento de avaliação do curso aplicado nas turmas de alunos (técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde). Na construção dos currículos, foi utilizada a concepção pedagógica crítico-reflexiva, e sua organização possibilitou a articulação entre teoria e prática e a interdisciplinaridade dos conteúdos. Na construção do modelo avaliativo, utilizou-se uma concepção de avaliação que supera a ênfase na mensuração, descrição e julgamento. Como resultado, observou-se que a maior parte dos alunos apontou a metodologia problematizadora e a organização curricular integrada como principais fatores que facilitaram o processo de ensino-aprendizagem.Publicado
01-12-2011
Edição
Seção
Relato de Experiencia
Como Citar
1.
Metodologias inovadoras na formação de nível médio em saúde. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de dezembro de 2011 [citado 4º de outubro de 2025];15(4). Disponível em: https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50361