Análise da produção científica sobre educação profissionalizante da enfermagem brasileira: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.35699/reme.v14i3.50459Palavras-chave:
Enfermagem, Educação Profissionalizante, Pesquisa em EnfermagemResumo
O objetivo com este estudo foi identificar e caracterizar as publicações brasileiras relacionadas à educação profissionalizante em enfermagem. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo com abordagem quantitativa. Optou-se por utilizar como referencial metodológico a revisão integrativa. A busca dos estudos foi realizada por meio da base de dados LILACS, mediante a combinação dos descritores "enfermagem" e "educação profissionalizante", entre 1999 e 2009. Foram elegíveis 16 referências. Os dados foram analisados, segundo os seus conteúdos, pela estatística descritiva. Apesar de reduzido número de artigos encontrados (n = 16) em um período de dez anos, as publicações trazem contribuições quanto ao que tem sido realizado na formação do trabalhador de nível médio em enfermagem. Houve a concentração da produção científica na região Sudeste do País (n=12). Quanto à abordagem temática, o assunto mais discutido refere-se a estratégias de ensino (educação a distância, estudo dirigido, interdisciplinaridade). Notou-se a necessidade de ampliar as pesquisas que analisem o contexto da educação profissionalizante em enfermagem, por serem fundamentais para que o docente tenha uma visão crítico-reflexiva do ensino em enfermagem de nível médio e melhore sua atuação como educador.Publicado
01-09-2010
Edição
Seção
Revisao Teorica
Como Citar
1.
Análise da produção científica sobre educação profissionalizante da enfermagem brasileira: uma revisão integrativa. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de setembro de 2010 [citado 6º de outubro de 2025];14(3). Disponível em: https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50459