Cuidado ampliado em enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.35699/reme.v13i3.50524Palavras-chave:
Enfermagem, Cuidados Básicos de Enfermagem, Ensino, CurrículoResumo
O objetivo com este estudo é analisar os princípios de um cuidado ampliado com base na literatura específica e em dados de uma pesquisa com egressos de um curso de enfermagem. A metodologia consiste numa pesquisa de avaliação com uma abordagem qualitativa, baseada em entrevistas semiestruturadas, observação de situações simuladas e elaboração de plano de cuidado, envolvendo egressos de duas turmas, bem como seus gestores e usuários do serviço de saúde. Os resultados mostraram que existem diferenças na amplitude das ações de enfermagem em relação ao processo de cuidar. Os egressos abordaram um cuidado integral, humanizado, com enfoque individual e coletivo, compatível com as competências e habilidades preconizadas nas diretrizes curriculares do curso de enfermagem. A promoção de um cuidado humanizado por parte dos egressos foi valorizada tanto pelos gestores quanto pelos usuários do serviço de saúde. Dentre as conclusões, destaca-se a importância de se superar a conformação individualista, seguindo rumo a esferas coletivas, institucionais e estruturais da intervenção, nas perspectivas de promoção, proteção e recuperação da saúde.Publicado
01-09-2009
Edição
Seção
Pesquisa
Como Citar
1.
Cuidado ampliado em enfermagem. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de setembro de 2009 [citado 5º de outubro de 2025];13(3). Disponível em: https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50524