Estudos pós-graduados e a Ciência da Conservação
alguns trabalhos em curso na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046..15487Palavras-chave:
Universidade Católica Portuguesa, Departamento de Arte e Restauro, CITARResumo
Na comunicação apresentada no II Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauração apresentaram-se exemplos de trabalhos de investigação em curso ou recentemente concluídos no Departamento de Arte e Restauro da EA/UCP, no âmbito dos cursos de mestrado e doutoramento, envolvendo alunos e professores em estreita colaboração. Fornecem-se neste artigo algumas referências bibliográficas dos trabalhos científicos produzidos, com vista à sua divulgação.
Referências
BAILÃO, Ana; HENRIQUES, Frederico. Ciclos de calidad en los proyectos e intervenciónes en obras de arte pictóricas. In: V Congreso Grupo Español del IIC. Madrid: GEIIC, 2012. BAILÃO, Ana; SUSTIC, Sandra. Matching colours in pictorial retouching: influence of the three colour dimensions and colour distortion phenomena. In: ECR, 4. Porto: CITAR, 2012. BARATA, Carolina; ROCHA, Fernando; ANDREJKOVIČOVÁ, Slávka; REGUER, Solenn. Synchrotron SR-XRD analysis of ground micro samples from gilded Portuguese baroque retables. In: Abstract Book, XV International Clay Conference, 07-11 July 2013, Rio de Janeiro – Brazil. BARATA, Carolina; CRUZ, António João; ROCHA, Fernando. Sobre os materiais utilizados na talha da época barroca do noroeste de Portugal - primeiros resultados. In: Atas do I Encontro Luso Brasileiro de Conservação e Restauro. Porto: CITAR, 2012. BRITO, Ana. A pintura sobre contraplacado na obra de Abel Salazar, casos de estudo. In: Matrizes de Investigação em Conservação e Restauro. Porto: CITAR, 2014. BRITO, Ana. Estudo da Técnica pictórico de Abel Salazar. In: Através da Pintura: olhares sobre a matéria - estudos sobre pintores do Norte de Portugal. Porto: CITAR, 2011. CAMPOS MAIA, Bárbara [et al.]. Pelos caminhos da pintura de Vasco Fernandes: S. Pedro, modelo metodológico a seguir para o conhecimento do processo pictórico. In: Matrizes de investigação em conservação e restauro. Porto: CITAR, 2014. CAMPOS MAIA, Bárbara [et al.]. Obras de Grão Vasco e da sua oficina. In: Atas do Colóquio internacional das preparações na pintura portuguesa séculos XV e XVI. Lisboa: MNAA/FCT, 2013. MALTIEIRA, Rita. A tela na pintura portuguesa. Estudo de um conjunto de pinturas, do Museu Nacional Soares dos Reis. In: Matrizes de Investigação em Conservação e Restauro. Porto: CITAR, 2014. MALTIEIRA, Rita. A tela como suporte na exuberância do espaço arquitetónico português. Seu valor histórico, técnico e material como elemento essencial na estratégia de conservação. In: Atas das VIII Jornadas de Arte e Ciência. Porto: CITAR, 2013. MATOS, Frederico. Nicho da Escultura em Granito de São Francisco de Assis. In: Preservar Conservando. Patrimonio móvel e integrado da Ordem Terceira de São Francisco do Porto. Porto: OSF/CITAR, 2014. MOREIRA, Rita Macedo. Conservation issues of large rolled paintings on the Portuguese altarpieces. In: CeROArt [En ligne], 2013, http://ceroart.revues.org/3186.
PEIXOTO, Rita. A escultura sobre madeira S. Francisco de Assis, de Machado de Castro. In: Preservar Conservando. Patrimonio móvel e integrado da Ordem Terceira de São Francisco do Porto. Porto: OSF/CITAR, 2014. RODRIGUES, Rita. Pinturas do tecto em caixotões da Capela de Santa Bárbara, Felgar – Torre de Moncorvo. In: Revista do Centro de Estudos e Promoção da Investigação Histórica e Social dos Trás-os-Montes e Alto Douro, 2. Coimbra: Palimage, 2013. RODRIGUES, Rita. Pinturas do tecto em caixotões no distrito de Bragança. In: CEPIHS, 3. Coimbra: Palimage, 2013. RODRIGUES, Rita. As pinturas de tectos em caixotões. Um caso de estudo: A Igreja do antigo Convento de S. Salvador, em Braga. In: Através da Pintura: olhares sobre a Matéria. Estudos sobre Pintores do Norte de Portugal. Porto: CITAR, 2011. SANTOS, Sofia. Novos elementos para a história dos painéis da sacristia da Sé do Porto. In: ECR, 4. Porto: CITAR, 2012. SARAIVA, Sandra. Desenvolvimento de uma metodologia de interpretação de espectros de microfluorescência de raios X dispersiva de energia (EDXRF): contexto teório-prático e dificuldades experimentais. In: Matrizes de Investigação em Conservação e Restauro. Porto: CITAR, 2014. SOUSA, Maria João. Estudo Técnico e Material das Pinturas de Diogo Teixeira realizadas para a Capela de D. Lopo de Almeida. In: Matrizes de Investigação em Conservação e Restauro. Porto: CITAR, 2014. SOUSA, Maria João; CRUZ, António João. Materiais e Técnica do Painel Representando a Visitação Executado para o Retábulo da Capela de Santa Isabel (Porto), pelo Pintor Maneirista Diogo Teixeira. In: ECR, 4. Porto: CITAR, 2012. TAVARES, Carla. As telas de altar fixas e móveis de Pedro Alexandrino de Carvalho, no Norte de Portugal. In: Matrizes de Investigação em Conservação e Restauro. Porto: CITAR, 2014. TAVARES, Carla; VEIGA, Ana Rita. A pintura de altar: Estudo de um conjunto de obras de João Glama Stroberlle e de Pedro Alexandrino de Carvalho. In: Através da pintura: olhares sobre a Matéria. Estudos sobre pintores no Norte de Portugal. Porto: CITAR, 2011. TEIXEIRA, Maria de Fátima. A Morte de São Francisco de Assis. Estudo Conservação e Restauro. In: Preservar Conservando. Patrimonio móvel e integrado da Ordem Terceira de São Francisco do Porto. Porto: OSF/CITAR, 2014. TEIXEIRA, Andréa Carolina. O Cavaleiro da Ordem de Malta e as impregnações em suportes de tela. In: Preservar Conservando. Patrimonio móvel e integrado da Ordem Terceira de São Francisco do Porto. Porto: OSF/CITAR, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Carolina Barata

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.