Tropicaliança

Relações de força na colaboração de populares e eruditos na vanguarda tropicalista

Autores

  • André Domingues dos Santos FFLCH-USP

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046..15652

Palavras-chave:

Tropicalismo, Música Nova, Poesia Concreta

Resumo

O  presente  trabalho  procura  ir  além  da  harmoniosa  aparência  de  uma  parceria  entre  músicos  populares  e  intelectuais  eruditos  na  vanguarda  tropicalista, transcorrida no Brasil  entre os anos de 1967 e 1969, identificando nessa relação um mecanismo de trocas estabelecido segundo um complexo jogo de interesses estéticos e políticos. 

Biografia do Autor

  • André Domingues dos Santos, FFLCH-USP

    Doutor pelo programa de História Social da FFLCH-USP. Trabalha como crítico musical em diversos veículos da imprensa paulista desde 2000, colaborando, atualmente, com o Diário do Comércio - SP. É autor dos livros Os 100 Melhores CDs da MPB (2004) e Caymmi Sem Folclore (2009)

Referências

AGUILAR, Gonzalo: Poesia Concreta Brasileira: as vanguardas na encruzilhada modernista. São Paulo: Edusp, 2005. BRITTO, Brasil Rocha: “Bossa Nova”, in CAMPOS, Augusto de: Balanço da Bossa e outras bossas, 5ª Edição. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2005, p.17-40. CALADO, Carlos: Tropicália: a história de uma re-volução musical. São Paulo: Ed. 34, 1997. CAMPOS, Augusto de: Balanço da Bossa e ou-tras bossas, 5ª Edição. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2005. CAMPOS, Haroldo de: Galáxias, 2ª ed. revista. São Paulo: Ed. 34, 2004. FAVARETTO, Celso: Tropicália, Alegoria, alegria, 4ª edição. COTIA: Ateliê Editorial, 2007. GAÚNA, Regina: Rogério Duprat: Sonoridades Múltiplas. São Paulo: Ed. Unesp, 2002. MEDAGLIA, Júlio: Música Impopular, 2ª Edição. São Paulo: Ed. Global, 2003. MELLO, Zuza Homem de: A era dos festivais: uma parábola. São Paulo: Ed. 34, 2003. NEVES, José Maria: Música contemporânea bra-sileira. São Paulo: Ed. Ricordi, 1981. NEVES, Santusa Cambraia: Canção Popular no Bra-sil. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 2010. SANT’ANNA, Affonso Romano de: Música Popular e Moderna Poesia Brasileira. São Paulo: Ed Lan-dmark, 2004. VELOSO, Caetano: sem título (texto de encarte do LP Caetano Veloso). Rio de Janeiro: Grav. Philips, 1968. _________ : sem título (texto de encarte do LP Outras Palavras). Rio de Janeiro: Grav. Philips, 1980. citado em PERRONE, Charles: “Poesia Con-creta e Tropicalismo”, 1985. Reproduzido em http://tropicalia.com.br/en/leituras-complemen-tares/poesia-concreta-e-tropicalismo (acessos em 24/11/2013) _________: Verdade tropical. São Paulo: Ed. Com-panhia das Letras, 1997. _________: “É proibido proibir/ É proibido proibir (ambiente de festival)” (C. Veloso) in A Era dos Festivais: 28 canções que marcaram uma época da MPB - CD. Rio de Janeiro: Grav. Universal Music, 2003, reproduzido em http://www.radio.uol.com.br/letras-e-musicas/s--mutantes-caetano-veloso/e-proibido-proi-bir/1119683?cmpid=clink-rad-ms (acessos em 04/11/2013). VELOSO, Caetano; GIL, Gilberto; COSTA, Gal; OS MUTANTES, DUPRAT, Rogério; ZÉ, Tom & LEÃO, Nara: Tropicalia ou Panis et Ciircensis. Rio de Ja-neiro: Grav. Philips, 1968.

Downloads

Publicado

2014-05-31

Edição

Seção

Artigos - Seção temática

Como Citar

Tropicaliança: Relações de força na colaboração de populares e eruditos na vanguarda tropicalista. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 47–61, 2014. DOI: 10.35699/2238-2046.15652. Disponível em: https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15652. Acesso em: 5 out. 2025.

Artigos Semelhantes

21-30 de 153

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.