Experiences in art

archive, childhood and narrative

Authors

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.32951

Keywords:

Artistic and educational experiences., Childhood, Archive

Abstract

Based on the collection of artistic and educational experiences of Grupo Pataphysics, the essay presents a journey through this photographic archive, whose gestures were captured by the mediators who are members of the group. In order to understand inflection points between the field of art and the production of thought, it is interesting to notice creative flashes that emerge from the trail of these experiences amalgamated in these records through the aesthetic experience. The exercise of looking at these images now operates an update that understands narrative insurgencies as potential childhood tasks, presented here less as a social field and more as a production of thought. For this, the theoretical articulation with Gilles Deleuze, Georges Didi-Huberman and François Lyotard seeks the survivals and resistances of these archives

Author Biographies

  • Carolina Correa Rochefort, UFPel/ Centro de Artes

    Doutoranda em Educação pelo PPGE - FAE - UFPel (2020), na Linha de Pesquisa “Currículo, Profissionalização e Trabalho Docente”, sob orientação da professora Dra. Maria Manuela Alves Garcia. Mestre em Poéticas Visuais pelo PPGAV - IA - UFRGS (2010), sob orientação do professor Dr. Eduardo Vieira da Cunha. Especialista em Poéticas Visuais pela Universidade FEEVALE (2008), sob orientação da professora Dra. Sandra Rey. Graduação no Curso de Artes Visuais Bacharelado em Gravura pela Universidade Federal de Pelotas (2005). É professora adjunta do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas ministrando as disciplinas de Desenho da Figura Humana e Mediação Artística: experiências poético-educativas. Tem experiência na área de pesquisa em Artes, atuando no grupo de pesquisa Percursos Poéticos: procedimentos e grafias na contemporaneidade, em orientações e co-orientações com alunos da graduação do curso de Bacharelado e de Licenciatura em Artes Visuais assim como na coordenação do Projeto de unificado (pesquisa, extensão e ensino) Patafísica: mediação-arte-educação (2011).

  • Carolina Mesquita Clasen, UFPel

    Mestre em Arquitetura e Urbanismo (2018), na Linha de Urbanismo Contemporâneo do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PROGRAU) da Universidade Federal de Pelotas. Com Licenciatura em Artes Visuais obtida pela mesma instituição (2014) e Especialização em andamento em Planejamento e Gestão das Cidades (Programa USP Cidades; PECE-POLI-USP); tem interesse por investigações sobre as Infâncias Contemporâneas e suas intersecções. Através de participação e contribuições nas pesquisas sobre espaços expositivos e públicos, com temas tangenciados pelas teorias da cidade, sociologia da infância e da educação, desenvolve sua formação vinculada aos Grupos de Pesquisa CNPq Cidade+Contemporaneidade e Patafísica (UFPel/BR- UNPSJB/Ar). Desde 2019, realiza atividades junto ao GT Cidade, Infâncias e Juventudes vinculado ao Instituto dos Arquitetos Brasileiros de São Paulo (IAB-SP).

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Published

2021-12-13

Issue

Section

Articles - Thematic section

How to Cite

Experiences in art: archive, childhood and narrative. PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 11, n. 23, p. 40–61, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.32951. Disponível em: https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/32951. Acesso em: 5 oct. 2025.

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