Entre imagens e o folhear de páginas
anotações sobre a narrativa fotográfica e o livro
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.52243Palavras-chave:
Fotolivro, Narrativa visual, Fotografia, SemióticaResumo
O artigo propõe a discussão dos aspectos narrativos das fotografias que se apresentam no formato de fotolivro. A investigação parte da perspectiva metodológica que toma a abordagem semiótica das narrativas visuais e das inter-relações entre texto e imagem como modo de compreensão sobre a construção do sentido das narrativas de imagens situadas em obras editoriais. Ao longo do texto, experimentações editoriais que se dão nos livros são discutidas na medida em que auxiliam a compreensão sobre as potencialidades estéticas dos fotolivros. Por fim, uma classificação provisória das narrativas em fotolivros é abordada, centrando a atenção nas metáforas visuais e nos mecanismos enunciativos que propõem a construção de novas relações de sentido a partir do sequenciamento de imagens.
Referências
BADGER, Gerry. It’s All Fiction: Narrative and the Photobook. In: Knape, G (ed). Imprint: Visual Narratives and Beyond. Estocolmo: Art and Theory Publishing, 2013. P. 15-47.
BARTHES, Roland. Introdução à análise estrutural da narrativa. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. V. 70. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2009.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.
BRACCHI, Daniela. Novas construções de sentido em duas metáforas fotográficas. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, v. 7, n. 15, 2019. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/3447. Acesso em: 23 jul. 2024.
BRACCHI, Daniela; FERREIRA, Jhennyfer Myrelle Alves. The Americans: a sociedade americana no território narrativo dos fotolivros. In: CARVALHO, Mário de Faria; BRACCHI, Daniela; PAIVA, André Luiz do S. (Org.). Estéticas dissidentes e educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022. P. 264-289.
BRETT, Guy. Guia geral do terreno. In: BRETT, Guy. Aberto fechado: caixa e livro na arte brasileira. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2012. P. 11-55.
CARRIÓN, Ulises. A nova arte de fazer livros. Tradução de Amir Brito Cadôr. Belo Horizonte: C/Arte, 2011.
DANTO, Arthur. A transfiguração do lugar-comum: uma filosofia da arte. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
GROUPE µ. Tratado del signo visual. Madrid: Ediciones Cátedra, 1994.
HJELMSLEV, Louis. La categoria de los casos. Madrid: Gredos, 1978.
KRAUSS, Rosalind. O fotográfico. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2002.
LOPES, Edward. Metáfora: da retórica à semiótica. 2. ed. São Paulo: Atual, 1987.
PARR, Martin; BADGER, Gerry. The Photobook. A History. V. I. Londres: Phaidon, 2004.
PLAZA. Julio. O livro como forma de arte (I). Arte em São Paulo, São Paulo, n. 6, abr. 1982. Disponível em: http://seminariolivrodeartista.wordpress.com/2009/09/05/julio-plaza-o-livro-como-forma-de-arte/. Acesso em: 14 jul. 2023.
RICOEUR, Paul. Vida: uma narrativa em busca de um narrador. In: RICOEUR, Paul. Escritos 1: em torno da psicanálise. São Paulo: Loyola, 2010. P. 197-211.
SILVEIRA, Paulo. A faceta travestida do livro fotográfico: legitimidade e artifício de uma denominação. In: GRIGOLIN, Fernanda (Org.). Série pretexto. Edição Publicações Fotográficas. Campinas: UNICAMP, 2016. P. 12-35.
SILVEIRA, Paulo. A página violada: da ternura à injúria na construção do livro de artista. Porto Alegre: Editora da Universidade do Rio Grande do Sul, 2001.
SMITH, Keith. Structure of the Visual Book. Rochester: Keith Smith Books, 2010.
ZILBERBERG, Claude. Synesthésie et profondeur. In: BEYAERT-GESLIN, Anne; NOVELLO-PAGLIANTI, Nanta. L'hétérogénéité du visuel, 1/3. La diversité sensible. Limoges: Presses Universitaires de Limoges, 2005, p. 83-104.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Daniela Nery Bracchi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.