Reminiscências clássicas e o “exercício da moralidade” em Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.52630Palavras-chave:
Anticlericalismo, Ariano Suassuna, Auto da Compadecida, CoroResumo
Auto da Compadecida (1955), de Ariano Suassuna (1927-2014), é uma obra de dramaturgia brasileira profícua em encenações e adaptações. Essa peça é uma miscelânea de tradições pretéritas e locais, com reelaborações de funções do teatro clássico e do próprio gênero de origem medieval, o auto. Por isso, averiguamos, no texto de Suassuna, as reminiscências do coro clássico nas intervenções da personagem do Palhaço. Além disso, verificamos como essas tais alocuções estão intimamente ligadas às ações das personagens eclesiásticas, na construção de um anticlericalismo moralizante. Este estudo dialoga, principalmente, com as propostas de Luís Machado de Abreu (2004; 2019), de Isabel Castiajo (2012), de Anatol Rosenfeld (1985) e de Segismundo Spina (1989).
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