A figuração manifesta da homossexualidade nas late plays de Tennessee Williams escritas entre 1970 e 1983

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.54353

Palavras-chave:

Dramaturgia, teatro estadunidense, teatro gay

Resumo

O presente artigo examina a representação manifesta da homossexualidade em 12 late plays de Tennessee Williams, escritas entre 1970 e 1983, obras absolutamente inéditas no Brasil. Para isso, leva em consideração o contexto histórico, social e cultural em que foram concebidas: a contracultura, o teatro alternativo off e off-off-Broadway, o surgimento do teatro gay nos EUA e a ascensão do conservadorismo na era Reagan e suas consequências nefastas. A análise revela um outro Tennessee Williams, tanto em relação à sua poética conhecida no Brasil, quanto em temas abordados, evidenciando a iminência das questões LGBTQIAPN+, ao figurar suas realidades e a estrutura nevrálgica da sociedade estadunidense.

Biografia do Autor

  • Luis Marcio Arnaut de Toledo, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

    Realiza estágio pós-doutoral no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (IA-UNICAMP). Doutor em Artes pela Escola de Comunicação e Artes (ECA -USP) em Teoria e Prática do Teatro, também é especialista em Teatro-Educação, licenciado em Teatro, engenheiro e Mestre em engenharia. Dramaturgista, tradutor,  ator e arte educador.

    Autor de Tennessee Williams: Algo não dito (2017, ditora Giostri), Nem loucas, nem reprimidas (2022, editora Alameda) e Tennessee Williams - O mestre do teatro moderno nos EUA (2023, editora Giostri, no prelo)

     

Referências

ARNAUT, Luis Marcio. Nem loucas, nem reprimidas: o confronto contracultural da mulher com o mainstream nas late plays de Tennessee Williams. São Paulo: Alameda, 2022.

BLANEY, Darren. 1964: The Birth of Gay Theater. The Gay & Lesbian Review Worldwide, jan./fev. 2014. Disponível em: https://glreview.org/article/1964-the-birth-of-gay-theater/. Acesso: 20 dez. 2023.

BURNETTE, Brandon R. Comstock Act of 1873 (1873). In: Free Speech Center At Middle Mississippi State University. 15 dez. 2023. Disponível em: https://firstamendment.mtsu.edu/article/comstock-act-of-1873/. Acesso: 19 dez. 2023.

EICHELBAUM, Stanley. Theater: ‘This Is (An Entertainment)’. The New York Times, 1 dez. 1976. Disponível em: https://archive.nytimes.com/www.nytimes.com/books/00/12/31/specials/williams-entertainment.html. Acesso: 18 abr. 2024.

FOX, Peggy L.; KEITH, Thomas (Ed.). The Luck of Friendship: The Letters of Tennessee Williams and James Laughlin. New York: W.W. Norton & Company, 2018.

GIBSON, Caitlin. A Disturbing New Glimpse at the Reagan Administration’s Indifference to AIDS. The Washington Post, 1 dez. 2015. Disponível em: https://www.washingtonpost.com/news/arts-and-entertainment/wp/2015/12/01/a-disturbing-new-glimpse-at-the-reagan-administrations-indifference-to-aids/. Acesso em: 18 abr. 2024.

HOFER, JR., Roderick Charles. An Analysis of Tennessee Williams’ Small Craft Warnings. Master of Arts. Department of English, Kansas State University, Manhattan, 1973.

LAHR, John. Tennessee Williams: The Mad Pilgrimage of the Flesh. New York: W. W. Norton & Company, 2014.

LITTLE, Stuart W. Off-Broadway: The Prophetic Theater. New York: Coward, McCann & Geoghegan, 1972.

PATRICK, Robert. The Haunted Host. Robert Patrick´s Personal Blog, 02 jul. 2009. Disponível em: https://robertpatrickpersonal.wordpress.com/2009/07/02/the-haunted-host-play-by-robert-patrick/. Acesso: 18 dez 2023.

ROSS, Zackary. Opening The Notebook of Trigorin: Tennessee Williams’s Adaptation of Chekhov’s The Seagull. Comparative Drama, v. 45, n. 3, p. 245-270, 2011.

Disponível em: https://scholarworks.wmich.edu/compdr/vol45/iss3/4. Acesso: 18 abr. 2024.

SAVRAN, David. Communists, Cowboys, and Queers: The Politics of Masculinity in the Work of Arthur Miller and Tennessee Williams. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1992.

SONTAG, Susan. Notes on Camp, [S.d]. Disponível em: https://monoskop.org/images/5/59/Sontag_Susan_1964_Notes_on_Camp.pdf. Acesso: 18 abr. 2024.

TOLEDO, Luis Marcio Arnaut de. A figuração da identidade LGBTQIA+ e da performatividade de gênero na dramaturgia de Tennessee Williams das décadas de 1930 a 1960. Repertório, v. 1, n. 40, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/51433. Acesso em: 2 dez. 2024.

WILLIAMS, Raymond. A tragédia moderna. Tradução de Betina Bischof. São Paulo: Cosac & Naif, 2002.

WILLIAMS, Tennessee. Dragon Country. New York: New Directions, 1970.

WILLIAMS, Tennessee. ISTO É [um entretenimento]. Tradução de David Medeiros Neves. 2024.

WILLIAMS, Tennessee. Now the Cats with Jeweled Claws & Other One-act Plays. New York: New Directions, 2016.

WILLIAMS, Tennessee. Small Craft Warnings. New York: New Directions, 1981.

WILLIAMS, Tennessee. Something Cloudy, Something Clear. New York: New Directions, 1995.

WILLIAMS, Tennessee. The Notebook of Trigorin: A free Adaptation of Anton Chekhov´s The Sea Gull. Editado por Allean Hale. New York: New Directions, 1997.

WILLIAMS, Tennessee. The Traveling Companion & Other Plays. Editado por Annette J. Saddik. New York: New Directions, 2008.

WILLIAMS, Tennessee. This is [An Entertainment]. Fotocópia dos originais cedida por Thomas Keith. 1976.

WILLIAMS, Tennessee. Vieux Carré. New York: New Directions, 2000.

WILSON, Lanford. The Madness of Lady Bright. In: LITTLE, Stuart W. Off-Broadway: The Prophetic Theater. New York: Coward, McCann & Geoghegan, 1972.

Downloads

Publicado

2025-01-31

Edição

Seção

Artigos - Seção aberta

Como Citar

A figuração manifesta da homossexualidade nas late plays de Tennessee Williams escritas entre 1970 e 1983. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 15, n. 33, p. 315–338, 2025. DOI: 10.35699/2238-2046.2025.54353. Disponível em: https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/54353. Acesso em: 4 out. 2025.

Artigos Semelhantes

31-40 de 141

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.