Aller directement au menu principal Aller directement au contenu principal Aller au pied de page

Artigos

Vol. 14 No 2 (2017): Dossiê "Ensino de Sociologia: Docência e Experiências na Educação Básica"

DEMOCRACIA, RACISMO, DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA: REFLEXÕES SOBRE A REALIDADE VIVIDA A PARTIR DA PEÇA “A EXCEÇÃO E A REGRA”

  • Glaucilene Francisca da Silva
  • Vanessa Pereira Machado
Soumis
avril 3, 2019
Publiée
2019-04-03

Résumé

Este artigo apresenta o relato da experiência didática ocorrida no ano de 2016 no Colégio Estadual Barão de Tefé, localizado em Seropédica (RJ), subsidiada pelo subprojeto de Ciências Sociais do PIBID, UFRRJ. Direitos Humanos e Cidadania são temas base que buscam aflorar o senso crítico dos alunos. Através de uma etapa de preparação na universidade, foram pensadas metodologias que se utilizassem do lúdico. A peça “A Exceção e a Regra” de Bertold Brecht foi escolhida, contando com as apresentações no Colégio Técnico da Universidade Rural (CTUR), ocupado na época, visavam promover uma troca de experiências entre duas realidades distintas.