Entre fatos e relatos

as dimensões da identidade profissional e da competência digital docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.53547

Palavras-chave:

Identidade profissional, Competência digital, Narrativas

Resumo

A Identidade Profissional e a Competência Digital Docente são dois temas importantes na área da Educação e que são pouco relacionados na literatura. Por seu ineditismo, delineou-se este artigo que tem por objetivo apresentar e descrever três dimensões de análise referentes à Identidade Profissional e à Competência Digital docente. Classifica-se metodologicamente como pesquisa biográfico-narrativa, uma vez que recorre a histórias de vida de quatro docentes de uma instituição pública do Brasil, para aproximar-se de seus percursos, experiências e inquietudes e de como se interrelacionam e se complementam. As aproximações realizadas entre o marco teórico mobilizado e os relatos dos docentes permitiram elucidar aspectos do fazer pedagógico que podem impactar na Identidade Profissional e na Competência Digital Docente e vice-versa. Entre as contribuições dessa pesquisa está o valor conferido às narrativas de trajetórias e vivências singulares desses profissionais da Educação, como instrumento para refletir sobre si e partilhar saberes que favorecem o seu próprio desenvolvimento pessoal, digital e profissional.

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Biografia do Autor

  • Daiane Padula Paz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Pato Branco, PR, Brasil / Instituto Federal do Paraná, campus Palmas, PR, Brasil

    Professora no Colegiado de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Linguagens Híbridas no Instituto Federal do Paraná, Campus Palmas-PR.

    Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) campus Pato Branco, na linha de Desenvolvimento e Educação.  Mestre em Informática na Educação (IFRS) e Mestre em Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (Univ de Cantabria).

     

  • Edilson Pontarolo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Pato Branco, PR, Brasil

    Professor do Departamento Acadêmico de Informática e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, na linha de pesquisa Educação e Desenvolvimento da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco – Paraná, Brasil.

  • Rosa Vázquez Recio, Universidade de Cádiz, campus Puerto Real, Espanha

    Professora Titular e Coordenadora do Programa de Doutorado "Investigación y Práctica Educativa", da linha de pesquisa Política Educativa, Educación Pública y Justicia Social da Universidade de Cádiz, Campus Puerto Real, Espanha.

  • Franciele Clara Peloso, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Pato Branco, PR, Brasil

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, na linha de pesquisa Educação e Desenvolvimento da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco – Paraná, Brasil.

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Publicado

04-02-2025

Como Citar

Entre fatos e relatos: as dimensões da identidade profissional e da competência digital docente. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 18, p. e53547, 2025. DOI: 10.1590/1983-3652.2025.53547. Disponível em: https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/53547. Acesso em: 4 out. 2025.

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