Entre fatos e relatos
as dimensões da identidade profissional e da competência digital docente
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.53547Palavras-chave:
Identidade profissional, Competência digital, NarrativasResumo
A Identidade Profissional e a Competência Digital Docente são dois temas importantes na área da Educação e que são pouco relacionados na literatura. Por seu ineditismo, delineou-se este artigo que tem por objetivo apresentar e descrever três dimensões de análise referentes à Identidade Profissional e à Competência Digital docente. Classifica-se metodologicamente como pesquisa biográfico-narrativa, uma vez que recorre a histórias de vida de quatro docentes de uma instituição pública do Brasil, para aproximar-se de seus percursos, experiências e inquietudes e de como se interrelacionam e se complementam. As aproximações realizadas entre o marco teórico mobilizado e os relatos dos docentes permitiram elucidar aspectos do fazer pedagógico que podem impactar na Identidade Profissional e na Competência Digital Docente e vice-versa. Entre as contribuições dessa pesquisa está o valor conferido às narrativas de trajetórias e vivências singulares desses profissionais da Educação, como instrumento para refletir sobre si e partilhar saberes que favorecem o seu próprio desenvolvimento pessoal, digital e profissional.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 3a impressão. São Paulo: Edições 70, 2016.
BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Tradução: Carlos Alberto Medeiros. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2021.
BOLÍVAR, Antonio. La identidad profesional del profesorado de secundaria: crisis y reconstrucción. Málaga: Ediciones Aljibe, 2006.
BOLÍVAR, Antonio; DOMINGO, Jesús; FERNÁNDEZ, Manuel. La investigación biográfico-narrativa en educación. Guía para indagar en el campo_certo. 2. ed. Granada: Grupo Editorial Universitario, 1998.
CODO, Wanderley. Educação: carinho e trabalho. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
DUBAR, Claude. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Tradução: Andréa Stabel M. Da Silva. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
DUBAR, Claude. A crise das identidades. A interpretação de uma mutação. São Paulo: Afrontamente, 2009.
DUBAR, Claude. A construção de si pela atividade de trabalho: A socialização profissional. Cadernos de Pesquisa, v. 42, n. 146, p. 351–367, 2012.
ESTEVE, Juan Manuel. O mal-estar docente. Tradução: Durley de Carvalho Cavicchia. Bauru: Educar, 1999.
GIDDENS, Anthony. Modernidade e identidade. Tradução: Self e society in the late modern Age. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.
HALL, Stuart. Quem precisa de identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu da; HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn (ed.). Identidade e diferença: A perspectiva dos estudos culturais. 19. ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2000. p. 103–130.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Lamparina, 2020.
IMBERNÓN, Francisco. Ser docente en una sociedad compleja: La dificil tarea de enseñar. 1a ed. Barcelona: Editorial Graó, 2017.
JOSSO, Marie Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? São Paulo: Cortez, 1998.
LUCAS, Margarida; MOREIRA, Antonio; COSTA, Nilza. Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/330412625%5C_DigCompEdu%5C_Quadro%5C_Europeu%5C_de%5C_Competencia%5C_Digital%5C_para%5C_Educadores. Acesso em: 8 jun. 2022.
MIRANDA, María del Rosario L.; TREJO, Sandra Sánchez. El método biográfico-narrativo. Una herramienta para la investigación educativa. Educación, v. 28, n. 54, p. 227–242, 2019. DOI: 10.18800/educacion.201901.011.
PAZ, D. P.; PONTAROLO, E.; PELOSO, F. C. Competência digital docente: uma revisão de literatura. Texto Livre, v. 15, e39263, 2022. DOI: 10.35699/1983-3652.2022.39263. Disponível em: https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/39263. Acesso em: 10 fev. 2024.
PAZ, Daiane Padula. Entre-nós: a urdidura da identidade profissional e da competência digital docente. 2023. Tese (Doutorado) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32803. Acesso em: 3 jan. 2024.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. Rev. Fac. Educ. São Paulo, v. 22, n. 2, p. 72–89, 1996. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci%5C_arttext%5C&pid=S0102-25551996000200004%5C&lng=pt%5C&nrm=iso. Acesso em: 10 fev. 2024.
PUNIE, Yves; BRECKO, Barbara; FERRARI, Anusca. DIGCOMP: A Framework for Developing and Understanding Digital Competence in Europe. Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2013. Disponível em: https://op.europa.eu/en/publication-detail/-/publication/a410aad4-10bf-4d25-8c5a-8646fe4101f1/language-en. Acesso em: 10 jun. 2020.
REDECKER, Christine; PUNIE, Yves. European framework for the digital competence of educators: DigCompEdu. Luxemburgo: Comissão Europeia, 2017. Disponível em: https://joint-research-centre.ec.europa.eu/digcompedu%5C_en. Acesso em: 2 maio 2020.
RIVAS, Juan Ignacio. Historias de vida y emancipación: Subjetividad, conflicto y cambio social. Panorama, v. 3, n. 67–68, p. 5–9, 2011. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/275770605%5C_Historias%5C_de%5C_vida%5C_y%5C_emancipacion%5C_Subjetividad%5C_conflicto%5C_y%5C_cambio%5C_social. Acesso em: 15 ago. 2024.
SILVA, Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tadeu (ed.). Identidade e diferença: A perspectiva dos estudos culturais. 15. ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2020.
SORDI, M. R. L. de; LUDKE, M. Da Avaliação Da Aprendizagem à Avaliação Institucional. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 14, p. 267–290, 2009.
SOUZA, Elizeu Clementino de. Investigación (auto)biográfica como acontecimiento: contexto político y diálogos epistémico-metodológicos. Márgenes Revista de Educación de la Universidad de Málaga, v. 1, n. 3, p. 16–33, 2020. DOI: 10.24310/mgnmar.v1i3.9613.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2014.
TRINDADE, Sara Dias; MOREIRA, José Antonio; NUNES, Catarina S. Escala de autoavaliação de competências digitais de professores. Procedimentos de construção e validação. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, v. 12, n. 2, p. 152–171, 2019. DOI: 10.17851/1983-3652.12.2.152-171.
VAN DIJK, J.; HACKER, K. The Digital Divide as a Complex and Dynamic Phenomenon. The Information Society, v. 19, p. 315–326, 2003. DOI: 10.1080/01972240309487.
VÁZQUEZ RECIO, R. ¿Dar voz? No, escúcheme. Márgenes Revista de Educación de la Universidad de Málaga, v. 3, n. 1, p. 142–147, 2022. DOI: 10.24310/mgnmar.v3i1.13638.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Daiane Padula Paz, Edilson Pontarolo, Rosa Vázquez Recio, Franciele Clara Peloso

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.