Tecnologia, inovação e modelos de negócio nos jornais regionais portugueses
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.55812Palabras clave:
Financiamento, Inovação, Jornalismo regional, Portugal, TecnologiaResumen
A inovação tecnológica desempenha um papel transformador nos media, perante os desafios da transição digital e a crise financeira do setor. Este artigo analisa o papel que a inovação ocupa nos jornais regionais portugueses e nos seus modelos de financiamento, através de uma abordagem qualitativa (entrevistas com os diretores de três jornais tradicionais e três nativos digitais). Os entrevistados veem o conceito de inovação interligado com a tecnologia, mas também incluem o modelo de negócio e a orientação editorial como possíveis focos de inovação. Contudo, os diretores dos jornais tradicionais demonstram algum ceticismo em relação à sustentabilidade do jornalismo digital, destacando a relevância financeira da sua edição impressa. Para os nativos digitais, o financiamento diversifica-se entre investimentos privados, bolsas de apoio, assinaturas digitais e doações. Os entrevistados mostram-se preocupados com a crise no setor e atentos aos desafios do digital, reforçando que estão a atravessar um momento de transição.
Descargas
Referencias
ALVES, Cristiana. A Imprensa de Proximidade em Portugal: Estratégia editorial do papel às redes sociais. 2020. Dissertação de Mestrado – Universidade NOVA de Lisboa, Lisboa, Portugal. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/103332. Acesso em: 12 fev. 2025.
BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Social representations theory: A progressive research programme for social psychology. Journal for the Theory of Social Behaviour, v. 38, n. 4, p. 335–353, 2008. DOI: 10.1111/j.1468-5914.2008.00374.x.
BOCZKOWSKI, Pablo; PEER, Limor. The mutual shaping of technology and society in videotex newspapers: Beyond the diffusion and social shaping perspectives. Information Society, v. 20, n. 4, p. 255–267, 2004. DOI: 10.1080/01972240490480947.
BONIXE, Luís. Práticas e modelos do jornalismo empreendedor em Portugal. Brazilian Journalism Research, v. 18, n. 3, p. 550–573, 2022. DOI: 10.25200/bjr.v18n3.2022.1494.
BREINER, James. The Economics of Accountability Journalism: What Price Is Right? International Symposium on Online Journalism, v. 6, n. 1, 2016. Disponível em: https://isoj.org/research/the-economics-of-accountability-journalism-what-price-is-right/. Acesso em: 12 fev. 2025.
CANAVILHAS, João. Nuevos medios, nuevo ecosistema. El Profesional de la Información, v. 24, n. 4, p. 357–357, 2015. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/296529728.pdf.
CANAVILHAS, João. Produção automática de texto jornalístico com IA: contributo para uma história. Textual & Visual Media, v. 17, n. 1, p. 22–40, 2023. DOI: 10.56418/txt.17.1.2023.2.
CARDOSO, Gustavo; MENDONÇA, Susana; BALDI, Vania; LIMA QUINTANILHA, Tiago; PAISANA, Miguel; CALDEIRA PAIS, Pedro. Jornais regionais: A análise de perfis de utilização. Actividade, desafios e políticas públicas para o sector. [S. l.], 2018. Disponível em: https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/16264. Acesso em: 12 fev. 2025.
CARDOSO, Gustavo; PAISANA, Miguel; PINTO-MARTINHO, Ana. Digital News Report Portugal 2022. [S. l.], 2022. Disponível em: https://obercom.pt/wp-content/uploads/2022/06/DNRPT_2022_FINAL_14Jun.pdf. Acesso em: 12 fev. 2025.
CARVALHEIRO, José R.; MORAIS, Ricardo; RAMOS, Giovanni. Imprensa regional, meios digitais e a (nova) diáspora. Observatorio (OBS)*, v. 15, n. 3, 2021. DOI: 10.15847/obsOBS15320211714.
CHAN, Sewell. A Lost Decade: Policymakers Fiddled as Newsrooms Burned. Annals of the American Academy of Political and Social Science, v. 707, n. 1, p. 62–72, 2023. DOI: 10.1177/00027162231211424.
CHAVES, Liliane de Souza. Em busca de sustentabilidade: lições de empreendimentos luso-brasileiros de jornalismo independente fundados por jornalistas. 2021. Dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal.
CHRISTOFOLETTI, Rogério. A crise do jornalismo tem solução? São Paulo, Brazil: Estação Das Letras E Cores Edi, 2019.
CHYI, Hsiang Iris; TENENBOIM, Ori. From Analog Dollars to Digital Dimes: A Look into the Performance of US Newspapers. Journalism Practice, v. 13, n. 8, p. 988–992, 2019. DOI: 10.1080/17512786.2019.1642793.
CORREIA, João Carlos; JERÓNIMO, Pedro; GRADIM, Anabela. Jornalistas da mídia local e o desafio digital. Redes. Revista do Desenvolvimento Regional, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Brasil, v. 26, 2021. DOI: 10.17058/redes.v26i0.16507.
COSTERA MEIJER, Irene; BIJLEVELD, Hildebrand. Valuable Journalism: Measuring news quality from a user’s perspective. Journalism Studies, v. 17, n. 7, p. 827–839, 2016. DOI: 10.1080/1461670x.2016.1175963.
CREECH, Brian; NADLER, Anthony. Post-industrial fog: Reconsidering innovation in visions of journalism’s future. Journalism, v. 19, n. 2, p. 182–199, 2018. DOI: 10.1177/1464884916689573.
DE MATEO, Rosário; BERGÉS, Laura; GARNATXE, Anna. Crisis, what crisis? The media: business and journalism in times of crisis. tripleC, v. 8, n. 2, p. 251–274, 2010. DOI: 10.31269/triplec.v8i2.212.
DOGRUEL, Leyla. Opening the Black Box: The conceptualising of media Innovation. In: STORSUL, Tanja; KRUMSVIK, Arne (ed.). Media Innovations. A Multidisciplinary Study of Change. Gothenburg, Sweden: Nordicom, 2013. p. 29–43.
DUARTE, Jorge. Entrevista em profundidade. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Anabela (ed.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo, Brazil: Atlas, 2005. p. 62–83.
FLORES, Ana Marta. Innovation Journalism: A Multiple Concept. Brazilian Journalism Research, v. 13, n. 2, p. 156–179, 2017. DOI: 10.25200/bjr.v13n2.2017.970.
FOÀ, Chiara; CARDOSO, Gustavo. Modelos de Monetização do Valor Económico da Informação. In: CARDOSO, Gustavo; MAGNO, Catarina; MORAIS SOARES, Teresa; CRESPO, Marco (ed.). Modelos de Negócio e Comunicação Social. Legacy Media, Novos Media, “Telcos” e Start-Ups Jornalísticas. Coimbra, Portugal: Edições Almedina, 2016. p. 355–399.
FONSECA, Ana Maria; DIZ, Henrique; DOS-SANTOS, Maria José. O crowdfunding como financiamento do jornalismo de investigação em Portugal. Palabra Clave, v. 19, n. 3, p. 893–918, 2016. DOI: 10.5294/pacla.2016.19.3.9.
FRANCIS, Dave; BESSANT, John. Targeting innovation and implications for capability development. Technovation, v. 25, n. 3, p. 171–183, 2005. DOI: 10.1016/j.technovation.2004.03.004.
GARCÍA-AVILÉS, José-Alberto. Review article: Journalism innovation research, a diverse and flourishing field (2000-2020). Profesional de La Informacion, v. 30, n. 1, p. 1–33, 2021. DOI: 10.3145/epi.2021.ene.10.
GODINHO, Rui; PEREIRA, Cláudia. O Digital e os Media Locais: Proximidade ou afastamento? In: JERÓNIMO, Pedro; CORREIA, José C. (ed.). O Pulsar da Proximidade nos Media e no Jornalismo. Covilhã, Portugal: LabCom Books, 2020. p. 65–82.
GONÇALVES, Adriana. A adaptação da imprensa regional aos dispositivos móveis. In: JERÓNIMO, Pedro; CORREIA, José C. (ed.). O Pulsar da Proximidade nos Media e no Jornalismo. Covilhã, Portugal: LabCom Books, 2020. p. 83–102.
GONÇALVES, Adriana; MORAIS, Ricardo. Can automated news help local journalism? An exploratory study in Portugal. In: JERÓNIMO, Pedro (ed.). Local Journalism, Global Challenges: News Deserts, Infodemic and the Vastness in Between. Covilhã, Portugal: LabCom Books, 2024. p. 33–56.
GRANADO, António; SILVA, Dora Santos; VICENTE, Paulo Nuno. Inovação nos media e nas indústrias criativas limítrofes – uma introdução. Media & Jornalismo, v. 20, n. 36, p. 5–9, 2020.
HESS, Kristy. Making connections: “Mediated” social capital and the small-town press. Journalism Studies, v. 16, n. 4, p. 482–496, 2015. DOI: 10.1080/1461670x.2014.922293.
IHLSTRÖM ERIKSSON, Carina; AKESSON, Maria; LUND, Jesper. Designing ubiquitous media services: Exploring the two-sided market of newspapers. Journal of Theoretical and Applied Electronic Commerce Research, v. 11, n. 3, p. 1–19, 2016. DOI: 10.4067/s0718-18762016000300002.
JENKINS, Joy; NIELSEN, Rasmus Kleis. The digital transition of local news. [S. l.], 2017. Disponível em: https://www.digitalnewsreport.org/publications/2018/digital-transition-local-news/. Acesso em: 4 nov. 2024.
JERÓNIMO, Pedro. Ciberjornalismo de Proximidade: Redações, Jornalistas e Notícias Online. Covilhã, Portugal: Livros LabCom, 2015.
JERÓNIMO, Pedro; CORREIA, João Carlos (ed.). O Pulsar da Proximidade nos Media e no Jornalismo. Covilhã, Portugal: LabCom Books, 2020.
JERÓNIMO, Pedro; CORREIA, João Carlos; GRADIM, Anabela. Are We Close Enough? Digital Challenges to Local Journalists. Journalism Practice, v. 16, p. 813–827, 2022. DOI: 10.1080/17512786.2020.1818607.
MEYER, Philip. The Vanishing Newspaper: Saving Journalism in the Information Age. 2. ed. Columbia: University of Missouri Press, 2009.
MORAIS, Ricardo; JERÓNIMO, Pedro. Platformization of News, Authorship, and Unverified Content: Perceptions around Local Media. Social Sciences, v. 12, p. 200, 2023. DOI: 10.3390/socsci12040200.
MORAIS, Ricardo; JERÓNIMO, Pedro; CORREIA, João. Jornalismo na Região Centro: Trabalho, Tecnologia e Negócio. Covilhã: LabCom Books, 2020.
MOTA, Dora. A Erosão da Proximidade: Questões e Desafios do Jornalismo Local na Sociedade Contemporânea. Comunicação & Sociedade, v. 44, e023027, 2023. DOI: 10.17231/comsoc.44(2023).4744.
NEWMAN, Nic; FLETCHER, Richard; ROBERTSON, Craig T.; ROSS ARGUEDAS, Amy; NIELSEN, Rasmus Kleis. Digital News Report 2024. [S. l.], 2024. DOI: 10.60625/risj-vy6n-4v57.
OHLSSON, Jonas; FACHT, Ulrika. Ad Wars: Digital Challenges for Ad-Financed News Media in the Nordic Countries. Gothenburg: Nordicom - University of Gothenburg, 2017.
ÖRNEBRING, Henrik. Technology and Journalism-as-Labour: Historical Perspectives. Journalism, v. 11, n. 1, p. 57–74, 2010. DOI: 10.1177/1464884909350644.
PASCHEN, Ulrich; PITT, Christe; KIETZMANN, Jan. Artificial intelligence: building blocks and an innovation typology. Business Horizons, v. 63, n. 2, p. 147–155, 2020.
PAULUSSEN, Steve. Innovation in the newsroom. In: THE SAGE Handbook of Digital Journalism. London, UK: SAGE Publications, 2016. p. 192–206.
PAVLIK, John. The impact of technology on journalism. Journalism Studies, v. 1, n. 2, p. 229–237, 2000. DOI: 10.1080/14616700050028226.
PAVLIK, John V. Innovation and the Future of Journalism. Digital Journalism, v. 1, n. 2, p. 181–193, 2013. DOI: 10.1080/21670811.2012.756666.
POSETTI, Julie. Time to step away from the ‘bright, shiny things’? Towards a sustainable model of journalism innovation in an era of perpetual change. [S. l.], 2018. Disponível em: https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/sites/default/files/2018-11/Posetti_Towards_a_Sustainable_model_of_Journalism_FINAL.pdf. Acesso em: 26 set. 2024.
QUINTANILHA, Tiago; PAISANA, Miguel; CARDOSO, Gustavo. A imprensa regional portuguesa como pequeno bastião da imprensa tradicional no país. Revista Portuguesa de Estudos Regionais, v. 50, p. 141–161, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10071/17485. Acesso em: 12 fev. 2025.
RAMOS, Giovanni. O público como fonte de receita: estratégias de disponibilização de conteúdos de jornais digitais. Estudos Em Comunicação, v. 33, p. 24–41, 2021.
RAMOS, Giovanni; GRUPILLO, Aline. Jornalismo regional em novas plataformas. In: JERÓNIMO, Pedro; CORREIA, João Carlos (ed.). O pulsar da proximidade nos media e no jornalismo. Covilhã, Portugal: LabCom Books, 2020. p. 31–46.
REIS, Thays Assunção. Paywall as a business model: an analysis of the largest Brazilian newspapers. Estudos Em Comunicação, v. 1, n. 28, p. 81–92, 2019. DOI: 10.25768/fal.ec.n28.a04.
SIXTO-GARCÍA, José; LÓPEZ-GARCÍA, Xosé. Innovative Innovation in Journalism. Journalism, 2023. DOI: 10.1177/14648849231219359.
SJØVAAG, Helle; OWREN, Thomas. The Non-Substitutability of Local News? Advertising and the Decline of Journalism’s Umbrella Market Model. Nordicom Review, v. 42, n. 1, 2021. DOI: 10.2478/nor-2021-0001.
SOARES, Simaria de Jesus. Pesquisa Científica: Uma Abordagem sobre o Método Qualitativo. Revista Ciranda, v. 3, n. 1, p. 1–13, 2019.
STAKE, Robert E. A Arte da Investigação com Estudos de Caso. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian,
2009.
STEENSEN, Steen. Online Journalism and the Promises of New Technology: A Critical Review and Look Ahead. Journalism Studies, v. 12, n. 3, p. 311–327, 2011. DOI: 10.1080/1461670x.2010.501151.
TEIXEIRA, Lina Moscoso; JORGE, Ana. Plataformas de Financiamento Coletivo na Economia Política dos Média Alternativos. Comunicação e Sociedade, v. 39, 2021.
TENGARRINHA, José. Nova História da Imprensa: Das Origens a 1865. 1. ed. Lisboa: Temas e Debates, 2013.
WEISS, Amy Schmitz; DOMINGO, David. Innovation Processes in Online Newsrooms as Actor-Networks and Communities of Practice. New Media and Society, v. 12, n. 7, p. 1156–1171, 2010. DOI: 10.1177/1461444809360400
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Marta Santos Silva, Adriana Gonçalves, Ricardo Morais

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este es un artículo de acceso abierto que permite su uso, distribución y reproducción sin restricciones en cualquier medio siempre que se cite correctamente el artículo original.