Review of Hacking hybrid media: power and practice in an ageof manipulation
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.56424Keywords:
Mídia, Plataformas digitais, Regulação, TecnologiaAbstract
Stephen Barnard é professor no domínio das Ciências da Comunicação e os seus interesses de investigação incluem as mídias, as tecnologias e as relações de poder. O seu percurso científico, ao longo do qual tem acumulado conhecimento e mobilizado teorias oriundas de vários campos, conduz a um trabalho interdisciplinar. Nos seus diversos trabalhos, tem ligado, de modo muito interessante, abordagens qualitativas e quantitativas; é especialmente o caso quando se trata da transformação digital e das suas consequências para a opinião pública, e para as instituições políticas e mediáticas. Ao longo da sua obra ”Hacking Hybrid Media: Power and Practice in an Age of Manipulation”, Barnard explora as potenciais disfunções do sistema mediático híbrido, ou seja, como os fundos tecnológicos e as dinâmicas culturais preparariam um terreno para a manipulação e a polarização política e informativa. No entanto, essa complexidade reflete a natureza complexa da influência das mídias.
Downloads
References
BARNARD, Stephen R. Hacking Hybrid Media: Power and Practice in an Age of Manipulation. New York: Oxford University Press, 2024. p. 217.
CHADWICK, Andrew. The Hybrid Media System: Politics and Power. [S. l.]: Oxford University Press, 2017.
NIELSEN, R. K.; GANTER, S. A. The Power of Platforms: Shaping Media and Society. [S. l.]: Oxford University Press, 2022.
SOUSA, João Carlos. Resenha de Designing for Democracy: How to Build Community in Digital Environments. Texto Livre, v. 16, e46902, 2023. DOI: 10.1590/1983-3652.2023.46902.
SOUSA, João Carlos; PINTO-MARTINHO, Ana. Confiança e uso dos media na União Europeia: determinantes socio-mediáticas da confiança nas autoridades locais e regionais. Media & Jornalismo, v. 22, n. 41, p. 161–178, 2022. DOI: 10.14195/2183-5462_41_9.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Joao Carlos Sousa

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This is an open access article that allows unrestricted use, distribution and reproduction in any medium as long as the original article is properly cited.