A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O TRABALHO: DIÁLOGOS FORMAIS E INFORMAIS

Autores

  • Rodrigo Avila Colla

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Educação Popular, Trabalho

Resumo

Este artigo promove uma reflexão sobre a temática do trabalho na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA). A partir de conversas com um aluno egresso dessa modalidade, estabelece um diálogo com conceitos e concepções de autores da área. Sugere a inserção do tema trabalho e a problematização do contexto sócio-cultural como temas transversais em EJA. Conclui que, além do desejo de ascensão social, a procura pela continuidade dos estudos pode estar relacionada à busca pela autonomia e pelo aumento da autoestima dos sujeitos.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Avila Colla
    Bacharel em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Pedagogia da Arte pela Faculdade de Educação da UFRGS. Professor do Programa de Descentralização da Cultura da Prefeitura Municipal de Porto Alegre - RS.

Downloads

Publicado

2012-02-16

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O TRABALHO: DIÁLOGOS FORMAIS E INFORMAIS. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 20, n. 2, p. 91–103, 2012. Disponível em: https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8715. Acesso em: 5 out. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 920

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.