PRECARIZAÇÃO, TRABALHO DOCENTE INTENSIFICADO E SAÚDE DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS / Precariousness, intensified teachers’ work and health of teachers

Autores

  • Briana Manzan Reis UNIUBE
  • Sálua Cecílio UNIUBE

Palavras-chave:

Trabalho docente, Doenças, Intensificação do trabalho

Resumo

Este artigo trata da realidade de salas de aulas e a intensificação de atividades docentes diárias de uma universidade particular. O objetivo é discutir as condições do trabalho docente universitário no capitalismo flexível, abordando principalmente a sua precarização e os efeitos para a saúde de professores. O estudo é de abordagem qualitativa, e sua metodologia incluiu pesquisa bibliográfica e de campo baseada em entrevistas semiestruturadas sobre as temáticas da profissão, saúde, trabalho e tecnologia. O estudo apontou que o trabalho docente tem representado sobrecarga ao professor e é pouco reconhecido socialmente. Muitos desenvolvem doenças ao longo de suas carreiras e há casos até de necessidade de acompanhamento psicológico. Por outro lado, há também docentes que se sentem realizados e felizes com sua profissão. O trabalho docente hoje deixa muito a desejar, pois tem baixa remuneração salarial, longa jornada de trabalho, excesso de atividades a serem realizadas fora do horário de expediente. De modo geral, há uma mistura do trabalho à vida pessoal, as condições de trabalho são insatisfatórias e os professores mostram-se cada vez menos motivados a exercer sua profissão.

Biografia do Autor

  • Briana Manzan Reis, UNIUBE

    Bolsista de Iniciação Científica (FAPEMIG) e integrante do Projeto de Pesquisa "A Subjetividade nos Interstícios da Tecnologia: trabalho e saúde mental em tempos digitais", com financiamento da FAPEMIG e da UNIUBE, e aprovado pelo CEP - Comitê de Ética em Pesquisa da UNIUBE.

     

  • Sálua Cecílio, UNIUBE
    Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) da Universidade de Uberaba (UNIUBE) e integrante do corpo docente do curso de psicologia.

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Publicado

2014-12-07

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

PRECARIZAÇÃO, TRABALHO DOCENTE INTENSIFICADO E SAÚDE DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS / Precariousness, intensified teachers’ work and health of teachers. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n. 2, p. 109–128, 2014. Disponível em: https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9141. Acesso em: 5 out. 2025.

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