Satisfação dos usuários atendidos no serviço de Periodontia de um Centro de Especialidades Odontológicas do nordeste brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.35699/Palavras-chave:
saúde bucal, Atenção Secundária à Saúde, especialidades odontológicas, Sistema Único de SaúdeResumo
Objetivo: Avaliar a satisfação dos usuários atendidos em um Centro de Especialidades Odontológicas no Nordeste brasileiro, e explorar as dimensões da qualidade relacionadas à Periodontia.
Métodos: Trata-se de um estudo observacional, analítico e transversal, realizado em um serviço de Periodontia. Foram aplicados questionários englobando o perfil sociodemográfico, e Questionnaire for Quality Evaluation of Oral Health (QASSaB). Foram empregadas estatísticas descritivas e o teste de Mann-Whitney, ao nível de significância de 5%.
Resultados: Entre os 105 pacientes, 86,4% classificaram como sendo bom o atendimento odontológico oferecido. A média do QASSaB foi de 3,77. A menor média foi observada na dimensão acessibilidade/disponibilidade. Nas demais dimensões houve bom percentual de satisfação com o serviço de saúde oferecido. Satisfação com os dentes esteve associada aos escores do QASSaB (p < 0,05).
Conclusão: A média geral do QASSaB refletiu uma avaliação positiva do serviço de Periodontia, com escores indicando níveis de satisfação entre satisfeito e totalmente satisfeito. Em relação à saúde bucal, a maioria dos usuários relatou estar satisfeita, apesar da alta prevalência de problemas dentários. Observou-se que a satisfação com a condição dos dentes apresentou associação positiva com os escores gerais do QASSaB.
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