O Ensino Jurídico Como Atividade Reconstrutiva

Uma Análise Histórico-Pedagógica da Qualidade de Ensino Na Faculdade de Direito da UFMG

Autores

  • Estéfano Luís de Sá Winter

Resumo

O presente artigo visa analisar a qualidade do ensino jurídico na Faculdade de Direito da UFMG. Inicialmente, será feito um apontamento histórico dos cursos de Direito do Brasil. Buscar-se-á analisar os fundamentos legais do ensino superior, os quais servirão como subsidiários às conclusões. Em seguida, será demonstrado o panorama do ensino na Faculdade de Direito da UFMG e seus principais problemas. Finalmente, partindo de uma pedagogia dialógica com base em Paulo Freire, serão apontadas sugestões para solucionar os problemas elencados.

Referências

ABREU, Sérgio França Adorno. Aprendizes do Poder: o bacharelismo li-beral na política brasileira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.

ALBUQUERQUE, Antonio Armando Ulian do Lago. Reforma do en-sino jurídico e o papel da OAB. Neófito Revista Jurídica [on-line]. Dis-ponível em: <http://www.neofito.com.br/artigos/art01/jurid105.htm>. Acessado em: 14 de junho de 2006.

BALCELLS, Jaime Pujol; MARTIN, José Luís Fons. Os métodos no en-sino universitário. Lisboa: Horizonte, 1985.

DERZI, Misabel de Abreu Machado; MIRANDA AFONSO, Elza Maria. Dados para uma história da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte: Imprensa Universitária, 1976-77, v.2.

FARIA, José Eduardo. A Reforma do Ensino Jurídico. Porto Alegre: Fa-bris, 1987.

FILHO, Alberto Venâncio. Das Arcadas ao bacharelismo: 150 anos de en-sino jurídico no Brasil. 2. ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 1982.

FREIRE, Paulo. À Sombra desta mangueira. 2. ed. São Paulo: Ollho d’água, 1995.

____________. Pedagogia do oprimido. 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

FURTADO, Celso. Formação Econômica do Brasil. 4. ed. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1961.GIDI, Antonio. Anotações para uma história da Faculdade de Direito da Bahia. Salvador: Faculdade de Direito da UFBA, 1991.

GUSTIN, Miracy Barbosa de Sousa; DIAS, Maria Tereza Fonseca. (Re)Pensando a pesquisa jurídica: teoria e prática. Belo Horizonte: Del Rey, 2002.

HELD, David; McGREW, Anthony. Prós e contras da globalização. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editor, 2001.

HORTA, Raul Machado. A Faculdade de Direito da Universidade Fede-ral de Minas Gerais no Centenário de sua Fundação. Revista da Facul-dade de Direito da UFMG. Belo Horizonte, v. 34, n. 34, pp. 15-46, 1994.

JÚNIOR, Eduardo Lima de Arruda. Ensino jurídico e sociedade. São Pau-lo: Acadêmica, 1989.

JÚNIOR, Pedro Lino de Carvalho. Ritos e práticas nas faculdades de Direito: uma abordagem inicial. Neófito Revista Jurídica [on-line]. Dis-ponível em: <http://www.neofito.com.br/artigos/art01/jurid259.htm>. Acessado em: 16 de junho de 2006.

JÚNIOR, Tércio Sampaio Ferraz. Ensino jurídico: diagnósticos, perspec-tivas e propostas. In: OAB ENSINO JURÍDICO, 1996, Brasília. Novas diretrizes curriculares. Brasília: OAB - Conselho Federal, 1996.

LEÃO, Paulo Roberto Dantas de Souza. O ensino jurídico e sua aplicabi-lidade face à evolução do Direito. Neófito Revista Jurídica [on-line]. Dis-ponível em: < http://www.neofito.com.br/artigos/art01/juridi19.htm>. Acessado em: 22 de junho de 2006.

LOPES, José Reinaldo de Lima. O Direito da História: lições introdutó-rias. São Paulo: Max Limonad, 2000.

LOPES, Mônica Sette. O Direito e a ciência: tempo e métodos. Belo Ho-rizonte: Movimento Editorial, 2006.

LUCKESI, Cipriano Carlos et. al. Fazer universidade: uma proposta me-todológica. São Paulo: Cortez, 1998.

MÄDCHE, Flávia Clarici et. al. Uma reflexão da crise do ensino jurídi-co baseada na pedagogia freireana. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR, II, 2001, São Leopoldo. Os processos de ensino e de aprendizagem. São Leopoldo: Unisinos, 2001.

MARQUES, Mário Osório. Os paradigmas da educação. Revista brasi-leira de estudos pedagógicos. Brasília, v. 73, n.175, pp. 547-565, set. / dez. 1992.

SCAFF, Fernando Facury. Ensino Jurídico: o controle público e social da atividade educacional. Revista do Curso de Direito FMU. São Paulo, v. 23, pp. 167-195, 2001.

SCHWARTZMAN, Simon. A revolução silenciosa do ensino superior. Revista de la Educación Superior. México, v. 30, n. 119, pp. 69-82, set. 2001.

TÖNNIES, Ferdinand. Comunidad y Asociación. Barcelona: Ediciones Península, 1979.

WOLKMER, Antônio Carlos. História do Direito no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2001.

Downloads

Publicado

19.03.2012

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O Ensino Jurídico Como Atividade Reconstrutiva: Uma Análise Histórico-Pedagógica da Qualidade de Ensino Na Faculdade de Direito da UFMG. (2012). Revista Do CAAP, 12(1), 7-30. https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/caap/article/view/47265