A responsabilidade civil do advogado
Resumo
O presente artigo analisa a responsabilidade civil aplicada à atividade típica do advogado. Faz-se uma revisão do instituto na doutrina cível e posteriormente demonstra-se o que diz respeito especificamente à advocacia, tanto do advogado autônomo quanto do advogado empregado, seguido de casos típicos que ensejam a responsabilidade civil do advogado e a conseguinte obrigação de reparar. Analisa-se, por fim, a problemática acerca da fixação do quantum da reparação e introduz-se a questão da reparação por perda de uma chance, amplamente aplicáveis à responsabilidade civil do advogado.
Referências
CAVALIERI FILHO, Sérgio. Programa de responsabilidade civil. 7.ed. São Paulo: Atlas. 2007.
GONÇALVEZ, Carlos Roberto. Responsabilidade Civil. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1988..
GUIMARÃES, Deocleciano Torrieri. Dicionário Técnico Jurídico. 9. ed. São Paulo: Rideel, 2007.
PEREIRA, Caio Mário da Silva. Instituições de direito civil. V.3. 11º ed. revisada e atualizada de acordo com o Código Civil de 2002. Rio de janeiro: Forense. 2004.
RODRIGUES, Silvio. Direito Civil, v.4, responsabilidade civil. 20 ed. rev. e atual. de acordo com o novo Código Civil (Lei n. 10406, de 10-1-2002). São Paulo: Saraiva. 2003.
SERRA RODRÍGUEZ, Adela. La responsabilidad civil del abogado. El- cano Navarra: Aranzadi, 2000.
STOCO, Rui. Tratado de responsabilidade civil: com comentários ao código civil de 2002. 6. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista do Centro Acadêmico Afonso Pena

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.