HABITUS PROFESSORAL NA SALA DE AULA VIRTUAL

Autores

  • Alexandre Marinho Pimenta Universidade de Brasília (UnB) Faculdade de Educação
  • Carlos Lopes Universidade de Brasília (UnB) Faculdade de Educação

Palavras-chave:

Habitus Professoral, Educação a Distância, Diferenças, Virtual. Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Resumo

RESUMO: Entendendo que a indiferença na ação pedagógica contribui para a reprodução das desigualdades no sistema de ensino, o presente artigo busca captar, a partir de entrevistas semiestruturadas, traços do habitus de professores supervisores de disciplinas do curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância na Universidade de Brasília - UnB no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. As orientações metodológicas de Bourdieu (2007) foram um dos elementos orientadores na análise das entrevistas, considerando ainda o uso heurístico do conceito de habitus. Conclui-se ambiguidade do habitus, que envolve esforços voluntários em busca de uma ação pedagógica diferenciada em meio a consentimentos implícitos, e o peso de fatores objetivos nesta ambiguidade, evidente nas limitações estruturais do modelo de EaD no âmbito da UAB. Ao fim, os dados analisados permitem fornecer elementos para reorientação político-pedagógica que vise um novo modelo de EaD nacional.

Biografia do Autor

  • Alexandre Marinho Pimenta, Universidade de Brasília (UnB) Faculdade de Educação
    Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Educação/Universidade de Brasília (UnB);  Atua na área de educação. 
  • Carlos Lopes, Universidade de Brasília (UnB) Faculdade de Educação
    Doutor em Sociologia (PUC-SP); Prof. do Departamento Teoria e Fundamentos - FE/UnB na área da Sociologia da Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação com pesquisas em Educação, Tecnologia e Comunicação. E-mail:carloslopes@unb.br    

Publicado

2023-05-29

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