EDUCAÇÃO SUPERIOR DO CAMPO: DESAFIOS PARA A CONSOLIDAÇÃO DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores

  • Samoão Mufarrej Hage Universidade Federal do Pará
  • Márcia Mariana Bittencourt Brito
  • Hellen do Socorro de Araújo Silva

Palavras-chave:

Educação Superior. Educação do Campo. Políticas Educacionais. Movimentos Sociais. Formação de Professores.

Resumo

O artigo apresenta o Movimento da Educação do Campo no Brasil e no Estado do Pará, com foco de análise nas lutas pelo direito à Educação dos sujeitos do campo, destacando o Programa de Apoio às Licenciaturas em Educação do Campo (PROCAMPO), como uma política permanente neste processo. Esta discussão se insere no estudo sobre as Políticas de Expansão da Educação Superior no Brasil que investiga a Educação Superior do Campo. Nosso objetivo foi analisar a implementação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, por meio de levantamento documental e pesquisa de campo desenvolvida no Campus de Cametá da Universidade Federal do Pará, em que analisamos o contexto de implantação do PROCAMPO no Brasil e no Estado do Pará, para isso consideramos as dificuldades, os desafios e as expectativas demandadas pelos discentes para a consolidação do Curso.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-30

Edição

Seção

ESCOLA DE TEMPO E DE FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CAMPO DAS POLÍTICAS AFIRMATIVAS DE DIREITOS

Como Citar

EDUCAÇÃO SUPERIOR DO CAMPO: DESAFIOS PARA A CONSOLIDAÇÃO DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO. (2023). Educação Em Revista , 32(4). https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21272

Artigos Semelhantes

1-10 de 1362

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.