UM ESTUDO SOBRE LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA NO BRASIL

Autores

  • RITA DE CÁSSIA REIS Universidade Federal de Juiz de Fora
  • EDUARDO FLEURY MORTIMER Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

formação de professores, licenciaturas, Ciências da Natureza

Resumo

Neste artigo, discutimos a formação acadêmico-profissional de professores de ciências
para atuar no ensino fundamental. Consideramos que o docente que leciona nesse nível deveria contar
com uma formação exclusiva, que atendesse às necessidades pedagógicas do ensino fundamental e que
subsidiasse a concretização, em sala de aula, de um currículo de Ciências da Natureza baseado no
diálogo entre os conhecimentos disciplinares estruturadores das áreas de Química, Física, Biologia,
Geologia e Astronomia. Nesse sentido, analisamos as matrizes curriculares de cursos de Licenciaturas
Plenas em Ciências da Natureza. Consideramos as áreas disciplinares contempladas, os eixos formativos
e os diversos contextos de criação dos cursos. A investigação sobre a formação proporcionada por
esses cursos possibilitou que traçássemos pontos que diferenciam e caracterizam esse tipo de formação.

Publicado

2020-10-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

UM ESTUDO SOBRE LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA NO BRASIL. (2020). Educação Em Revista , 36(1). https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37560

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