DESAFIOS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO NO CONTEXTO INCLUSIVO: DIRETRIZES PARA FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES

Autores

  • SÍGLIA PIMENTEL HÖHER CAMARGO Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pelotas, RS, Brasil
  • GABRIELLE LENZ DA SILVA Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pelotas, RS, Brasil.
  • RENATA OLIVEIRA CRESPO Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pelotas, RS, Brasil.
  • CALLEB RANGEL DE OLIVEIRA Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pelotas, RS, Brasil.
  • SUELEN LESSA MAGALHÃES Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pelotas, RS, Brasil.

Palavras-chave:

inclusão, autismo, formação continuada de professores

Resumo

Este estudo investigou as principais dificuldades, os desafios e as barreiras diárias
enfrentados por professores de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em situação de
inclusão na escola comum. Participaram 19 professores cujos alunos com diagnóstico médico prévio de
TEA são incluídos em escolas regulares e públicas de Pelotas/RS. Os dados foram coletados através de
um roteiro de entrevistas semiestruturado e analisados a partir da análise de conteúdo. Os resultados
apontam para a necessidade de fornecer atividades de formação continuada que sejam menos gerais e
mais focadas nas necessidades dos professores, sobretudo quanto aos aspectos comportamentais (como
lidar) e pedagógicos (como ensinar e avaliar) para, assim, criar condições favoráveis à aprendizagem e
ao desenvolvimento dos alunos com TEA no ambiente inclusivo.

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Publicado

2020-10-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DESAFIOS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO NO CONTEXTO INCLUSIVO: DIRETRIZES PARA FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES . (2020). Educação Em Revista , 36(1). https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37828

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