EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA NA REGIÃO AMAZÔNICA PARAENSE

Autores

  • Natanael Charles da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Natal - Rio Grande do Norte - Brasil
  • Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Natal - Rio Grande do Norte - Brasil

Palavras-chave:

Educação, formação inicial, produção acadêmica, responsabilidade socioambiental.

Resumo

Considera-se que a educação para a sustentabilidade no ensino superior é um desafio que requer a incorporação de uma formação pautada em valores, atitudes e princípios que reflitam na formação profissional. Isto posto, esta pesquisa objetivou analisar a abordagem que discentes de cursos superiores de licenciatura em Biologia, da Região Amazônica Paraense, fazem sobre a educação para a sustentabilidade em seus TCC. O estudo exploratório com análise documental considerou os TCC produzidos por alunos de cinco IES diferentes, elaborados entre os anos de 2017 e 2021, utilizando um instrumento de análise pautado em sete categorias que investigam a abordagem dos princípios da Educação para a Sustentabilidade em três fases. Ao analisar 145 trabalhos, foi verificado que os princípios mais abordados estão relacionados com o direito à educação e o direito à biodiversidade. O estudo apresenta contribuições de caráter teórico-científico, prático-instrumental e social, evidenciando princípios formativos que as IES devem considerar na formação de seus alunos para que tenhamos profissionais preocupados com os problemas socioambientais.

Biografia do Autor

  • Natanael Charles da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Natal - Rio Grande do Norte - Brasil

    Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela UFRN, Mestre em Ensino de Biologia pela UFPA, professor de Biologia pelo IFPA. 

  • Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Natal - Rio Grande do Norte - Brasil

    Doutora em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos. Professora titular IV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal – RN, Brasil.

Publicado

2023-09-05

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA NA REGIÃO AMAZÔNICA PARAENSE . (2023). Educação Em Revista , 39(39). https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/40382

Artigos Semelhantes

1-10 de 349

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.