Articulando os níveis micro e macro na análise da comunicação pedagógica: a interação face a face e sua estruturação social
Keywords:
sociologia da educação, interação face a face, habitus, comunicação pedagógicaAbstract
Este artigo argumenta que toda relação de ‘comunicação pedagógica’ revela-se sob a forma de uma interação face a face, segundo a definição de E. Goffman . Não obstante, a sociologia da educação tem evidenciado, desde sua emergência, que as condições que regem a eficácia de uma relação de comunicação pedagógica não são completamente endógenas à situação em questão: elas dependem decisivamente da socialização e da escolarização prévia dos agentes em interação. Assim, através da observação de uma situação de comunicação pedagógica, cujos agentes em interação tem suas trajetórias sociais reconstruídas previamente por meio de entrevistas em profundidade, o artigo propõe um quadro de pesquisa para a possível orientação de estudos na sociologia da educação que, conforme as tendências recentes da área, sejam direcionados à abordagem de dinâmicas e processos transcorridos no interior das instituições e estabelecimentos de ensino através da articulação dos níveis micro e macrossociológico da análise.
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2015 Educação em Revista

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.