Concurso público para diretor na escola estadual paulista: expectativas dos órgãos centrais do ensino e concepções de diretores

Authors

  • Viviani Fernanda Hojas Programa de Pós-graduação em Educação da Unesp/Marília

Keywords:

Administração Escolar, Diretor de escola, Concurso público

Abstract

A partir da análise dos editais e das provas dos concursos públicos para provimento do cargo de diretor de escola realizados na rede estadual de ensino de São Paulo e das percepções de diretores, este artigo pretende identificar as expectativas dos órgãos centrais do ensino em relação à atuação desses profissionais e o pensamento administrativo que supostamente orientou e/ou orienta a administração das escolas públicas paulistas. O estudo dos editais e das provas permitiu observar que o perfil almejado para o diretor de escola sofreu alterações significativas ao longo do tempo sob influência aspectos políticos, econômicos, sociais e educacionais. A investigação das concepções dos diretores, por sua vez, parece reacender a necessidade de construção de uma teoria específica para a atividade administrativa escolar.

Author Biography

  • Viviani Fernanda Hojas, Programa de Pós-graduação em Educação da Unesp/Marília
    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp/Marília

Published

2023-05-29

Issue

Section

Artigos

How to Cite

Concurso público para diretor na escola estadual paulista: expectativas dos órgãos centrais do ensino e concepções de diretores. (2023). Educação Em Revista , 31(2). https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21191

Similar Articles

1-10 of 1311

You may also start an advanced similarity search for this article.