Reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de Álgebra a partir das produções do GT04 da SBEM

Authors

Keywords:

Ensino de Álgebra; Requisitos para aprender Álgebra; Dificuldades de Aprendizagem em Álgebra; Grupo de Trabalho Educação Matemática no Ensino Superior; Análise Interpretativa.

Abstract

The objective of this article, which contains a bibliographical characteristic, is to present discussions related to three themes: the requisites to learn Algebra; how Algebra is taught and how it should be taught; and the nature of the difficulties evidenced in the learning of Algebra. This study was carried out based on the dialogue of issues raised by means of interpretative analysis, held in five studies from members of the Work Group Mathematical Education in Higher Education (GT04), from the Brazilian Society of Mathematical Education (SBEM), regarding the teaching and learning of Algebra, with reflections and studies from noteworthy authors in Algebraic Education. To collect categorize and analyse data, we adopted assumptions from Content Analysis in the point of view of Bardin. Despite the fact that the objectives of the studies of GT04 are the teaching and learning of Mathematics in Higher Education, by carrying out the study, we were able to realize many discussions related to Algebra present in the investigations of the members of this Group, brought to light and articulated with statements from noteworthy national and international researchers of Algebraic Education, related to Basic Education. Considerations related to the specificity of the Work Group are more decisively present in the reflections regarding the nature of the difficulties presented in the learning of Algebra, even though considerations related to Basic Education are also included in this category of analysis.

Author Biographies

  • Gabriel Loureiro de Lima, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2001), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2005), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e doutorado em Educação Matemática pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Na mesma instituição é líder do Grupo de Pesquisa A Matemática na Formação Profissional, atuando na linha de investigação A Matemática como Componente Curricular de Cursos de Graduação que volta sua atenção para o ensino de Matemática em cursos superiores cujo foco não é a formação de matemáticos. Participa,também na PUC-SP, do grupo de pesquisa GPEA (Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica). Tem como principal área de interesse o ensino e aprendizagem de Matemática no Ensino Superior, com ênfase nos processos de ensino e de aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral e da Análise Matemática. Sua investigação de doutorado, intitulada, A disciplina de Cálculo I do curso de Matemática da Universidade de São Paulo: um estudo de seu desenvolvimento, de 1934 a 1994, defendida em 2012, recebeu menção honrosa na categoria Ensino no Prêmio Capes de Teses 2013. Atualmente é Professor do Departamento de Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP e Assistente Especializado da Pró-Reitoria de Graduação na mesma Universidade. Desde 2015 é vice coordenador do GT4 - Ensino Superior - da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e desde 2017 é vice-coordenador do Grupo de Trabalho Ciências Básicas e Matemática na Engenharia da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE).

  • Barbara Lutaif Bianchini, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Possui graduação em Matemática - Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), graduação em Matemática Bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), graduação em Licenciatura Em Pedagogia pela Universidade de Franca (1988), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação algébrica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação algébrica, educação matemática, álgebra linear, registros de representação semiótica e formação de professores.

Published

2022-05-06

Issue

Section

Artigos

How to Cite

Reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de Álgebra a partir das produções do GT04 da SBEM. (2022). Educação Em Revista , 38. https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/24723

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